A Associação Nacional de Auxílio Rodoviário Turístico (Sinart) estima que durante o período de Ano Novo, entre os dias 31 de dezembro de 2023 e 1º de janeiro de 2024, aproximadamente 29 mil passageiros devem passar pelo Terminal Rodoviário de Belém, em São Brás.
Em média, 20 mil passageiros vão embarcar para outros destinos, enquanto 9 mil devem chegar a qualquer momento na capital paraense.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Paz ou agito? Réveillon em Belém oferece opções para todos
- Vídeo: Tudo pronto para receber 2024 na Estação das Docas
- Vai chover na virada? A previsão do tempo para o Pará
Na tarde de ontem, o saguão principal do terminal estava lotado, e filas foram formadas para adquirir passagens. Segundo a atendente de um dos guichês, Simone Cruz, 26, é provável que o fluxo de pessoas aumente ainda hoje, persistindo até o meio-dia de domingo. “Todos os anos é assim, muita gente deixa para comprar e até mesmo viajar só no dia 30 ou 31 de dezembro”, afirmou.
Quer saber mais notícias da virada de ano? Acesse nosso canal no WhatsApp.
DESTINOS
Dentre os destinos mais procurados, a Sinart destaca lugares como São Luís (Maranhão), Fortaleza (Ceará), Recife (Pernambuco), Natal (Rio Grande do Norte) e Rio de Janeiro (Rio de Janeiro). Para aqueles que desejam aproveitar o Natal dentro do Pará, as regiões mais procuradas permanecem as mesmas do ano passado: Mosqueiro, Bragança, Marudá, Salinas, Vigia, Colares, Curuça e Abaetetuba.
Para a universitária Fernanda Chaves, de 20 anos, a virada de ano é o melhor momento para ficar longe da grande cidade, mas ao lado da família. “Estou indo para Salinópolis encontrar com a minha mãe que já está lá. Além de passar esse momento da queima de fogos e presenciar o início de mais um ano, vou ainda ficar mais alguns dias para descansar e depois retornar para Belém”, contou.
Diolene Lima, de 37 anos, e o filho, o pequeno Lucas Lobo, de 12, também estão indo para Salinas. “Para falar a verdade, a gente prefere aproveitar esse momento assim, em outra região. Vamos ficar na casa da minha sogra e já prevejo que vai ser maravilhoso”, explicou a auxiliar de saúde bucal. “Eu gosto muito de viajar e acompanhar os fogos, então estou muito feliz”, declarou a criança.
MOSQUEIRO
Durante as festividades de Fim de Ano, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) determinou o reforço operacional da linha Mosqueiro/São Brás no período de 29 de dezembro de 2023 a 2 de janeiro de 2024 na praça Araújo Martins, no mesmo bairro. A medida foi adotada para atender à demanda de usuários que necessitam se deslocar para a Ilha de Mosqueiro.
Nos dias 30 e 31, as viagens com destino à bucólica contarão com um reforço de 15 ônibus adicionais em cada dia. O serviço inicia às 6h40 e a última viagem está programada para às 21h45 no sábado e para as 19h50 no domingo. Já o retorno para Belém, partindo do terminal Maracajá, começa às 9h50 e encerra-se às 19h40 e 15h50, respectivamente.
No dia 1° e 2 de janeiro, o reforço de frota ocorrerá a partir da viagem de 7h10. A última saída de Mosqueiro será às 22h10 e às 13h30, respectivamente. Vale ressaltar que o valor da tarifa para Mosqueiro é de R$ 6,40 para a inteira, sendo a meia-passagem R$ 3,20. Todas as gratuidades previstas em lei são asseguradas.
Com o objetivo de assegurar o cumprimento do serviço, a fiscalização será intensificada pela Semob. A ação abrange tanto a Praça Araújo Martins, em São Brás, quanto o Terminal Maracajá, em Mosqueiro. A medida visa identificar e ajustar qualquer problema ou irregularidade na operação dos ônibus, bem como, orientar e organizar as filas e garantir o embarque seguro dos passageiros.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar