O planeta vive um período que pode ser o mais quente de sua história. Fenômenos climáticos como o El Niño e o aquecimento anormal das águas do Oceano Atlântico estão provocando ocorrências até então incomuns em diversos locais.
Em Mojuí dos Campos, por exemplo, uma chuva de granizo pegou os moradores do município de surpresa na tarde da última terça-feira (17). A cidade, vizinha a Santarém, no Oeste do Pará, ainda não havia registrado ocorrências deste tipo há um bom tempo.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Meteorologista explica motivo da chuva de granizo em Belém
- Vídeo: chuva de granizo causa destruição em Parauapebas
Imagens que circularam nas redes sociais mostravam a reação das pessoas à chuva de gelo. Crianças em uma escola pública brincaram com as pequenas pedras congeladas que estavam caindo do céu.
O fenômeno meteorológico foi explicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o órgão, zonas de instabilidade provocadas pelo aquecimento provocaram a formação de nuvens do tipo cumulonimbus, que possuem como características uma grande altura e produzem a incidência de ventos fortes e chuvas de granizo, assim como tempestades.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Vale lembrar que, nesta última semana, esta foi a segunda vez em que chuvas de granizo foram registradas no Pará e mais uma incidência de ventos fortes em munícipios do interior do Estado.
Em Moju, no nordeste do Pará, também caiu gelo do céu, assim como rajadas de vento assustaram moradores em cidades do Sudeste, Sul e Sudoeste do Estado, como Parauapebas e Água Azul do Norte.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar