plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS

Sex Shops bombam ainda mais no Dia dos Namorados

Empresas do ramo erótico +18 não param de crescer no Brasil e Belém não fica de fora

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Sex Shops bombam ainda mais no Dia dos Namorados camera Sex Shops cresceram nos últimos anos em Belém. | (Emerson Coe/DOL)

Formatos, tamanhos, cores, diferentes funções… Nunca se falou tanto em sex toys como hoje em dia. Com a quebra de barreiras tradicionais e exploração de novas experiências no âmbito sexual, sobretudo por mulheres, os sex shop são empreendimentos que continuam crescendo no Brasil. No ano retrasado houve alta de 12% nas vendas de produtos do mercado erótico, e o faturamento chegou a R$ 2 bilhões no país. Os dados da Associação Brasileira de Empresas do Mercado Erótico e Sensual (ABEME) apontam ainda que o mercado de sex toys deve faturar R$ 108 bilhões no mundo até o ano de 2027.

Em Belém esse crescimento não é diferente. Antes mais escondidos, no fundo das lojas e galerias, hoje podemos encontrar empreendimentos deste tipo até mesmo em Shoppings Centers. A reportagem do DOL foi até o comércio da cidade para “desbravar” esse estilo de negócio que promete ser um sucesso neste Dia dos Namorados.

Na Avenida Padre Eutíquio, esquina com a João Alfredo, no bairro da Campina, encontramos o "Olhar de Sedução", uma loja do segmento encontrada no coração da cidade das mangueiras. Inclusive, enquanto estávamos lá, vários clientes entraram para garantir seus produtos, testar novas coisas e, até mesmo, renovar o estoque.

Empresas eróticas garantem lucros bilionários no Brasil.
📷 Empresas eróticas garantem lucros bilionários no Brasil. |(Emerson Coe/DOL)

Sobre o início do empreendimento, Ermita Ferreira, proprietária do sex shop, disse que ele foi construído enquanto ela ainda estava na faculdade.

“Comecei no dia 13 de maio, há quatro anos, na faculdade, vendendo peças íntimas para as minhas amigas. Só depois de três meses que comecei a focar mais no sex shop em si, na venda de cosméticos, vibradores e acessórios em geral”, começa.

“A partir daí (criação da loja), a procura foi muito grande, então vi a oportunidade de agregar valor nas minhas peças através dos cosméticos e acessórios. Eu trouxe uma pequena quantia (produtos) para fazer um teste, e em uma semana vendi tudo! ”, explica.

O público alvo da loja é 80% feminino, relembrando até mesmo quando a loja estava começando, e 20% masculino. Já a faixa etária é de 18 a 45 anos. Ultimamente o público tem procurado por produtos mais específicos, como os vibradores.

“Os produtos mais procurados são os cosméticos, principalmente as bolinhas explosivas. Óleo, géis, mas, ultimamente os vibradores estão sendo os 'queridinhos'. O povo quebrou esse tabu e está focando nesses produtos antes vistos com um olhar negativo”, finaliza.

Geração de empregos

Hoje, a Microempreendedora Individual (MEI) conta com seis funcionários, tanto para ajudar no dia a dia, quanto no planejamento mensal.

“Temos seis colaboradores: um filmmaker, um designer gráfico, um contador e as meninas (3) que ajudam na divulgação dos produtos”, finaliza.

Sustento

O Olhar de Sedução é a única fonte de renda de Ermita, que consegue pagar todas as despesas de casa. Ela estipula um salário mensal fora do reserva da loja.

“Tenho o meu salário e tenho as contas da loja. Pago aluguel, meus cursos, tudo”, disse.

Mês dos Namorados: melhor época do ano!

Dados da Serasa Experian mostram que o Dia dos Namorados em 2022 movimentou menos o comércio físico no Brasil. Na semana da data comemorativa (6 a 12 de junho), o crescimento foi de 4,0%, 9,7 pontos percentuais a menos que a alta registrada em 2021, de 13,7%. As informações também indicam que o desempenho do segmento ficou atrás do Dia das Mães, quando foi alcançada a marca de 6,9%. Mas segundo a Subsidiária, a diminuição pode ser reflexo do período de instabilidade econômica vivido desde o início da pandemia, em 2020, quando o indicador marcou queda histórica de 27,8%.

Para Ermita, esses dados não devem ser um problema. Segundo ela, os casais, para experimentar coisas novas, usam a data para comprar variados produtos, dentre eles, os famosos vibradores. “É uma forma de sair da rotina”, expôs.

Em 2022, ela nos informou que a receita da loja no mês foi de R$ 50 mil. Para esse ano, a expectativa é a melhor possível. “Acredito que tem tudo para passar esse valor, as pessoas estão gostando dos produtos”, finaliza.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias