Fazer apologia ao nazismo é crime no Brasil, conforme previsto na lei nº 9.459/97. A pena pode variar entre dois a cinco anos de reclusão, além de multa.
Uma ocorrência preocupante na Escola Estadual Irmã Dulce, em Parauapebas, sudeste do Pará, alertou pais, responsáveis e funcionários nos últimos dias.
Veja também:
Castanhal: Adolescentes invadem escola e roubam celulares
Carro com símbolo nazista é flagrado em Belém; veja!
Trata-se de pichações e símbolos nazistas que foram feitos nas paredes e muros da escola, que tem 1.750 estudantes, como a cruz suástica e a frase “somos nazistas”. As autoridades já foram acionadas pela direção.
De acordo com o diretor do estabelecimento de ensino, Valdejan de Sá dos Santos, pais e responsáveis foram reunidos para falar sobre o assunto.
Nesta sexta-feira (17), Valdejan registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil para que um inquérito seja instaurado a fim de investigar a autoria do crime. Foram acionados o Conselho Tutelar e a Polícia Militar para efetuar rondas frequentes e realizar palestras educativas na escola.
Além disso, o estabelecimento instalou um total de 16 câmeras de videomonitoramento no prédio, em razão da garantia de segurança aos alunos. “A gente precisa garantir na escola um ambiente propício para que a educação ocorra e que se tenha segurança também”, explicou o diretor.
Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) rearfirmou que direção da unidade escolar registrou boletim de ocorrência para que a polícia apure as pichações.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar