Muitas mulheres em idade reprodutiva se perguntam em qual momento vão parar de menstruar, ou seja, entrar na menopausa. Especialistas afirmam que não existe uma idade específica para que a mulher entre nessa fase. Porém, o organismo dá sinais de que a menopausa está próxima. A chegada do climatério é um indicativo dessas mudanças.
É importante ressaltar que a menopausa faz parte do climatério. Também chamado de fase de transição do período reprodutivo para o não reprodutivo, o climatério é dividido em três períodos: a pré-menopausa, a menopausa e a pós-menopausa.
“O climatério pode iniciar antes dos 40 anos, mas na maioria das mulheres inicia aos 40. Apresenta como fases a pré-menopausa, menopausa (última menstruação) e pós-menopausa. Os sintomas dependem da fase em que a mulher se encontra, podendo aparecer alteração do ciclo menstrual, fogachos (ondas de calor), diminuição da libido sexual, secura vaginal, alterações emocionais e metabólicas, como a pressão alta, diabetes e outros”, informou a ginecologista Flora Balbi.
Leia também:
Veja como fazer o dinheiro esquecido virar renda extra
A principal característica da menopausa é a parada das menstruações. É um processo pelo qual toda mulher vai passar. De acordo com o Ministério da Saúde, os óvulos que a mulher produzirá ao longo da vida têm sua origem em células germinativas (ou folículos) dos ovários já presentes desde o seu nascimento.
Essa reserva é usada desde a primeira menstruação (menarca) até a última (menopausa). Nenhuma mulher é capaz de formar novos folículos para repor os que se foram. Quando morrem os últimos deles, os ovários entram em falência e as concentrações dos hormônios femininos, estrogênio e progesterona caem irreversivelmente.
“A menopausa faz parte do climatério, sendo a segunda fase. Não tem uma idade específica para ocorrer. Se caracteriza pela parada de menstruação por pelo menos 6 meses. Normalmente, até a menopausa, ocorrem ciclos menstruais irregulares”, informou a médica. “É preciso entender primeiro que a menopausa é um processo evolutivo normal de toda mulher e, dependendo de cada caso, é possível fazer tratamento clínico e ser sempre acompanhada por um profissional preparado para lidar com o quadro”.
A partir dos 40 anos, a mulher pode iniciar um acompanhamento com um profissional no sentido de entender quais medidas podem atenuar os sintomas do climatério/menopausa. “O tratamento vai depender da fase do climatério em que essa paciente está e dos sintomas. Dependendo dos sintomas, a gente pode entrar com reposição hormonal ou não, dependendo do quadro, já podemos entrar com prevenção de uma osteoporose, que também é muito comum nessa fase. Então, tudo vai depender da fase em que essa paciente se encontra”.
A especialista ressaltou ainda que os sintomas apresentados na menopausa vão depender de vários fatores, como o estilo de vida dessa mulher. “Os hábitos de vida saudáveis já ajudam bastante, cuidados com a alimentação, atividades físicas, acompanhamento profissional de forma frequente para chegar na fase do climatério sem muitos problemas. Nunca devemos esquecer de ter um cuidado constante com o nosso corpo”, destacou.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar