A tarde de ontem foi marcada pelo lançamento oficial da Associação Paraense Pecuária Forte (APPF), grupo criado com a finalidade de fortalecer o setor agropecuário e buscar melhorias aos produtores e pecuaristas em todo o estado. A cerimônia aconteceu no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), em Belém, com a presença de palestrantes e parceiros do ramo.
De acordo com os organizadores, a APPF nasce em meio a um período de recuperação econômica no Brasil, momento oportuno para a criação de nichos cujo o objetivo é trabalhar o processo de negociação dos produtores, ou seja, aspectos relacionados a compra e venda, para que o trabalho no campo seja valorizado e este trabalhador possa conquistar novos mercados.
Leia também:
Ministério realiza operação de combate à fraude no mel
Desmatamento cai no Pará graças a ações integradas
DIMENSÃO
Para se ter dimensão do tamanho da Associação Paraense Pecuária Forte, que já nasceu grande, a APPF possui 240 participantes, mas a expectativa é que esse número possa aumentar ainda mais até o final do mês de março. Ao analisar os integrantes o resultado é ainda mais satisfatório, já que juntos, representam em média 500 mil cabeças de bovinos.
Segundo o presidente da APPF, Ramilson Martins, este é um passo para que a pecuária paraense possa avançar em passos largos, rumo ao maior rebanho do país. “É importante começar a falar de como começou tudo isso, por meio de um grupo de WhatsApp, mas que um certo dia chegamos a conclusão que precisávamos sair do aplicativo para algo mais robusto, e hoje estamos nesse momento feliz”, explicou.
“O motivo é estarmos juntos e ser mais um órgão para o fortalecimento do setor, buscando melhorias para que os produtores e pecuaristas possam ver resultado em seu trabalho. Somos geradores de emprego e renda, portanto precisamos de melhores remunerações para que o setor seja fortalecido, com investimentos em tecnologia, cuidando do nosso campo e do meio ambiente”, completou Ramilson.
Investimento
Como afirmou o presidente da APPF, uma das preocupações do grupo é mostrar para a sociedade que agropecuária é um ramo que preserva tanto quanto outros setores do mercado brasileiro, não é à toa que a Associação carrega o lema “Preservar e Produzir”. São ações que juntas criam uma cultura muito conhecida nos dias atuais, a agropecuária sustentável.
De acordo com o vice-presidente, Ubiratan Novelino Filho, o faturamento e preservação ambiental andam lado a lado. “Nossa missão é buscar uma atuação conjunta, com compras centralizadas e um meio ambiente protegido. Diante deste fato, teremos uma redução de custo, o que favorece o produtor na busca de qualificação aos colaboradores, com treinamentos e cursos”, declarou.
Ubiratan continua. “Nosso grupo foi criado em 2019, pois sentimos uma necessidade diante das dificuldades que estávamos enfrentando, principalmente nos preços. De lá para cá, ganhamos força e graças a Deus o mercado está voltando à normalidade. Agora a função é buscar essas oportunidades para que possamos realizar uma venda coletiva e positiva”, concluiu.
E mais...
Avanço
- Márcia Zahluth Centeno reforçou ainda mais a responsabilidade da APPF. “Primeiro que a nossa Associação foi criada para que haja união entre o setor, para que possamos ter um diálogo mais amplo entre quem atua na pecuária junto ao Governo Estadual e mostrar que possuímos potencial para ser o maior produtor no Brasil, mas para isso precisamos de valorização”, pontuou a diretora executiva da APPF.
- A fundação da Associação foi marcada por palestras de grandes nomes do setor, dentre eles Moacyr Corsi. “Uma associação como essa… só tem a oferecer, principalmente na difusão tecnológica e também para congregar e agregar os produtores de uma maneira que todos tenham o mesmo objetivo, para que dessa maneira a pecuária seja beneficiada”, finalizou o palestrante.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar