plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PRAIA DO ATALAIA

Segurança: Força-tarefa protege tartarugas em Salinas

A medida, recomendada pelo Ministério Público do Pará, é realizada desde sexta-feira (17) no atalho da Sofia entre as 16 h e 08 h do dia seguinte

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Segurança: Força-tarefa protege tartarugas em Salinas camera Medida impede que veículos trafeguem por atalho | César Filho / Ascom Segup

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em conjunto com o Departamento de Trânsito (Detran), implantou a zona de exclusão para evitar que veículos trafeguem pelo atalho da Sofia, no município de Salinópolis, garantindo a proteção da tartaruga marinha. A medida cumpre a recomendação judicial do Ministério Público do Pará, n° 01/2023, que visa proibir o acesso de veículos ao local entre os meses de fevereiro e setembro, das 16 às 08 h do dia seguinte, por ser durante a noite e ao amanhecer que os filhotes de tartaruga saem dos ninhos em direção ao mar. O atalho da Sofia também é atualmente o local com maior concentração de pontos de desova na faixa de areia na costa atlântica paraense.

A zona estabelecida compreende a ponta da Sofia, definida a partir do terceiro atalho da Praia do Atalaia, que já começou a ser isolada com barreiras na última sexta-feira (17), a partir de 16 h. “A ação de isolamento está sendo implantada para que veículos não ultrapassem o limite estabelecido, garantindo a proteção da fauna com a preservação da vida dos animais marinhos e a recomendação estabelecida pelo MPPA. Incluímos a ação na Operação Carnaval, que já está em andamento no balneário”, informou Luciano de Oliveira, secretário adjunto Operacional da Segup.

Segurança: Força-tarefa protege tartarugas em Salinas
📷 |César Filho / Ascom Segup

Governo do Pará envia suporte a cidades atingidas pela chuva

Investimentos: Turismo projeta crescimento forte em 2023

A zona de exclusão, uma das ações da "Operação Carnaval 2023", está sendo executada pelo Detran, a fim de evitar a circulação de veículos na área, especificamente a partir de 16 h, garantindo a vida dos filhotes de tartarugas marinhas que desovam na ponta da Sofia, na Praia do Atalaia.

Em sua segunda fase, a Operação Carnaval 2023 mobiliza mais de 2 mil agentes de segurança, que estão atuando de forma integrada em 75 localidades até a próxima quarta-feira (22), permitindo que a população aproveite os eventos carnavalescos com segurança e tranquilidade.

Segurança: Força-tarefa protege tartarugas em Salinas
📷 |César Filho / Ascom Segup
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias