O governador Helder Barbalho participou, na manhã desta terça-feira (31), da solenidade de posse da nova diretoria do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) para o biênio 2023-2025. A cerimônia foi realizada no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém.

Na oportunidade, a conselheira Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes tomou posse no cargo de presidente do TCE-PA. Assume a função de Vice-Presidente o conselheiro Fernando Ribeiro e a de Corregedor o Conselheiro Luis Cunha. Rosa Egídia é a 22ª presidente do Tribunal de Contas e a terceira mulher a desempenhar a função de líder da instituição.

Essa é a primeira vez que a Conselheira Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes assume o posto mais alto do TCE-PA desde que entrou no Colegiado em 2016, por meio de vaga destinada a membro do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA). Após ser empossada, a nova presidente do TCE-PA, discursou para os convidados e destacou a importância de o Tribunal atuar de forma ativa e preventiva, auxiliando e orientado os órgãos de forma pedagógica quando necessário.

"Devemos ter em vista uma cultura de gestão, cujo objetivo específico seja focado em resultados eficientes e inovadores, em um afã de construir uma relação de parceria estratégica com os órgãos jurisdicionado, pautado com uma atuação pedagogia e orientativa e visando eficiência pública", ponderou a nova presidente.

📷 O governador Helder Barbalho, a vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, e a presidente do TCE-PA, conselheira Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes. |Bruno Cecim/Ag. Pará

O chefe do Poder Executivo Estadual, Helder Barbalho, ressaltou a importância das relações institucionais entre o Tribunal de Contas e o Governo do Estado. O governador ponderou a necessidade de o órgão atuar de forma parceira na busca por soluções para os desafios da prestação de serviços à sociedade.

"Agradecer é o que cabe neste momento enquanto governador do Estado pela parceria com o Tribunal de Contas e Ministério Público de Contas. Gratidão. Se esse estado hoje vive um momento especial isso é fruto de uma construção coletiva de todos os órgãos e instituições que lideram a sociedade paraense", salientou.

"Todos atuamos em órgãos autônomos, mas temos uma missão: servir ao Estado do Pará. Desta feita, isto tem pautado as relações do Executivo com essa corte de contas e o ministério público. De forma não diferente com os demais órgãos do Estado. Esse ambiente permite que possamos aperfeiçoar a gestão pública deste Estado", completou.

O governador Helder Barbalho informou ainda que o Estado concilia gestão fiscal eficiente, contas públicas equilibradas e capacidade histórica de investimento.

"Hoje o nosso Estado se soma a outros quatro da Federação com Nota A, do Tesouro Nacional, como nota para capacidade de pagamento é menor nível de endividamento", analisou o governador.

O governador também aproveitou a oportunidade para informar que,nos últimos quatro anos, o Governo do Estado investiu um total de R$ 12 bilhões. Barbalho também avaliou que a parceria entre as instituições é um passivo importante para o Estado continuar crescendo.

Além do governador, representando o Poder Executivo Estadual, também esteve presente a vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, além de membros do Secretariado e chefias de instituições.

MAIS ACESSADAS