plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
FASEPA

Programação de Natal transforma rotina de menores infratores

Além de abordar o nascimento de Jesus, o evento despertou nos adolescentes privados de liberdade à vontade de seguir em uma nova vida

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Programação de Natal transforma rotina de menores infratores camera Unidade socioeducativas da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) | Divulgação/Fasepa

Durante o mês de dezembro, as unidades socioeducativas da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) realizaram diversas programações alusivas ao Natal. Atividades que tem como objetivo proporcionar um momento de reflexão aos adolescentes que cumprem medidas socieducativas. A programação, além de abordar o nascimento de Jesus através de diversas perspectivas despertou nos adolescentes e jovens privados de liberdade à vontade de seguir em uma nova vida, além de fortalecer vínculos com familiares e servidores.

Programação de Natal transforma rotina de menores infratores
📷 |Divulgação/Fasepa

A programação natalina teve inicio no dia (20/12), na Unidade de Atendimento Socioeducativo I (UASE I), onde apresentaram suas festividades natalinas, contando com a participação de familiares dos adolescentes em uma programação emocionante, durante o momento, mesmo que por algumas horas, foi possível diminuir a distância entre os socioeducandos e seus parentes.

A gestora da UASE I, Jorgete Figueiredo acredita que com essas programações os socioeducandos possam refletir sobre a vida, valorizar a família e valorizar o trabalho socioeducativo, para que ao encerrar a medida eles possam estar criando outros objetivos para as suas vidas. "O Foco é o fortalecimento do vínculo familiar porque eles irão precisar muito quando sair daqui”. As atividades de culminância no final do ano são sempre muito importantes para os socioeducandos, porque abrange a culminância de um trabalho realizado durante o ano todo, além de permitir que eles se vejam como protagonistas dessa ação.

Programação de Natal transforma rotina de menores infratores
📷 |Divulgação/Fasepa

Para a coordenadora pedagógica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Ciano Garcia, vinculada a unidade, “O Natal em especial, é uma data em que os adolescentes já estão muito sensibilizados por estarem na privação de liberdade, então garantir atividades que se aproximem do que é uma festividade familiar, é muito gratificante, visto que eles já estão tristes por estarem aqui dentro. Então quando promovemos esses momentos de interação com a comunidade, eles se sentem mais acolhidos”, disse a coordenadora.

A programação de Natal nas Unidades da Fasepa tem parceria com Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e grupos religiosos que desenvolvem trabalhos durante o ano todo, voltados ao eixo espiritualidade, e contou com o envolvimento e a participação dos adolescentes na elaboração da programação e na ornamentação natalina, as atrações nas unidades contaram com várias apresentações artísticas e culturais que evidenciaram o talento e o protagonismo dos adolescentes com apresentações musicais, coral, performances teatrais, brincadeiras, leitura de mensagens que faziam referências ao amor e respeito, além de feirinhas com artesanatos produzidos pelos socioeducandos.

Programação de Natal transforma rotina de menores infratores
📷 |Divulgação/Fasepa

A gestora da Uase II, Jesus Teixeira, disse que pensaram em um projeto com o tema “Natal Paraense” para a realização da culminância e confraternização de final de ano com a comunidade socioeducativa e os familiares dos socioeducandos. Os adolescentes têm o Natal como uma referência familiar; então organizamos uma programação com diversas atividades durante todo o mês de novembro e dezembro, e hoje, dia (21) está sendo a culminância, com apresentações do que foram desenvolvidos ao longo dos meses, além da confraternização que favorece o acolhimento e o vínculo familiar dos adolescentes, disse Jesus.

Durante a programação da UASE II, o foco foi o sarau literário, onde os socioeducandos puderam ser protagonistas do espetáculo elaborado a partir de poemas produzidos pelos mesmos, através do contato com livros e obras de poetas paraenses. Segundo Márcia Silva, agente administrativo da unidade e uma das idealizadoras do projeto, “a decoração do espaço foi toda voltada para a nossa região, o nosso objetivo foi retratar um natal amazônico, mostrando um pouco da nossa realidade, falando da nossa cultura, falando da nossa culinária, literatura, e de tudo que vivenciamos na nossa região. Com a presença da família, foi possível perceber uma identificação com a realidade de cada um e isso foi muito emocionante”, destacou a servidora.

Programação de Natal transforma rotina de menores infratores
📷 |Divulgação

“O Natal é um momento muito especial, ele é amor, felicidade, harmonia e perdão. Eu vejo hoje o Natal como esperança de vida, e essa confraternização é muito importante porque me aproxima da minha família, fortalece o vínculo e a intimidade que não existia mais”, revelou um adolescente de 17 anos e que está há seis meses cumprindo medida socioeducativa na UASE II.

Dando continuidade às programações e diferente da UASE II, a Unidade de Atendimento Socioeducativo III (UASE III), trouxe o tema de maneira bem tradicional, com apresentação de coral, leituras de poemas aos familiares, além da visita do papai e da mamãe Noel.

“O socioeducando precisa refletir sobre tudo que disponibilizamos pra eles, e sair da Fasepa diferente. Fazemos tudo que está ao nosso alcance para que eles possam ser socioeducados, e muitas experiências exitosas; estamos presenciando ao longo dos anos. Aqui os socioeducandos são tratados de forma diferenciada, e esse evento é um exemplo disso, pois eles estão tendo o privilégio de refletir, meditar sobre a vida, e participar de ações como está que são muitas vezes transformadoras”, reforçou a gestora da UASE III, Helennice Ribeiro.

Programação de Natal transforma rotina de menores infratores
📷 |Divulgação/Fasepa

Atualmente, a Fasepa tem 15 unidades socioeducativas na Região Metropolitana de Belém, sendo duas em Santarém e uma em Marabá (SAS, CIAM SIDERAL, CESEM, UASE BENEVIDES, UASE I, UASE II, UASE III, CESEF, CEFIP, CASF, CAS I, CAS II, CESEBA SANTARÉM, CAS SANTARÉM e CIAM MARABÁ) e todas ao longo do mês realizaram programações especiais de Natal, envolvendo a comunidade socioeducativa e familiares dos jovens e adolescentes privados de liberdade.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias