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Período de festas aumenta procura por serviços de beleza

Seja nos salões ou nas lojas de produtos especializados, a demanda, principalmente entre as mulheres, chega a dobrar no mês de dezembro, devido às festas de família e confraternizações

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Imagem ilustrativa da notícia Período de festas aumenta procura por serviços de beleza camera Jaqueline Ferreira (de preto) diz que o estúdio de beleza onde trabalha está com a agenda lotada para o mês de dezembro | Foto: Irene Almeida/Diário do Pará

Independente do momento delicado da economia nacional, o mercado de beleza segue registrando crescimento no Brasil. Os números divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) em novembro deste ano apontam que o Brasil ocupa a posição de 4º maior mercado do mundo em consumo de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Sozinho, o setor foi responsável por movimentar 22,9 bilhões de dólares e gerar cerca de 5,4 milhões de oportunidades de trabalho, seja nas indústrias, franquias, consultorias de venda direta

ou nos salões de beleza.

Em meio ao período de confraternizações frequentes, a demanda pelos serviços de beleza começa a crescer nos salões de beleza. Em alguns casos, a agenda para os atendimentos em dezembro começa a ser preenchida ainda no meio do ano. “Realmente, a procura é muito grande nessa época do ano. Começa bem cedo, em agosto e setembro a gente já completa a agenda para dezembro. Tem clientes que sempre vêm e tem outras que vêm pela primeira vez e escolhem justamente dezembro que é o mês que todo mundo quer renovar para o próximo ano”, avalia Jaqueline Rocha, cabeleireira e colaboradora do Studio Realeza dos Cachos. “Nesses cinco anos que a gente está no mercado, todos os nossos dezembros são bem procurados e movimentados”.

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Jaqueline aponta que, neste período do ano, os serviços de coloração são os mais procurados, seguido pelo de corte e tratamento. Nesses ou em outros serviços, que também incluem manicure e pedicure, podologia, maquiagem e produção, e de trancistas, o movimento continua crescente. Não à toa, em março deste ano o studio abriu mais uma unidade no município de Ananindeua. Apenas na unidade de Belém, são 13 profissionais, cada um atendendo uma média de 10 pessoas por dia com corte e tratamento, o que dá uma ideia da movimentação intensa. “Em dezembro estamos abrindo aos domingos também para poder abraçar essa procura que temos especificamente nesse mês”.

Com a formatura do filho mais velho prestes a ser celebrada, a administradora Flávia Vidal tratou de garantir sua vaga na agenda. A escolha pelo studio foi para privilegiar o momento pela qual está passando, o de valorização dos seus cachos. “Quando eu decidi fazer a transição, eu fui pesquisar e vi que era um salão de referência porque é um momento muito delicado para a mulher. Quando eu vim para cá eu lembro que disse que eu não sabia que tinha cachos porque a vida toda essa cultura da gente ser lisa, eu não sabia que eu tinha cachos tão bonitos”, contextualiza. “Eu tenho um evento, que é a formatura do meu filho mais velho, e eu sempre faço maquiagem e cabelo no salão, mas para a minha surpresa eles não estavam preparados para atender uma cacheada. Então, eu vim para fazer o design de corte e no próximo sábado eu venho para fazer o penteado que respeite a minha decisão de agora ser só cacheada”.

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O aumento da demanda nos salões e studios de beleza reflete também nas lojas especializadas em produtos cosméticos. Auxiliar de marketing da Estação Cosméticos, Camila Martins aponta que o número de clientes chega a dobrar no mês de dezembro, nas lojas da rede. “O que é mais procurado nessa época são os produtos para cabelo e selagem. A maior demanda é do pessoal dos salões que vêm abastecer os produtos. Como nesse período tem muita procura pelos serviços, eles vêm aqui direto, pedem pelo delivery também, compram pelo site”, conta. “No caso do consumidor final, a maior demanda

é pela maquiagem”.

O cenário positivo para o setor da beleza é exemplificado, também, no crescimento da loja em pouco tempo. No período de cinco anos, Camila conta que a loja, que iniciou no conjunto Cidade Nova, em Ananindeua, abriu outras seis lojas: quatro em Belém, uma em Icoaraci e outra em Castanhal. “Beleza é uma coisa que a gente consome diariamente, então, a gente espera que cresça ainda mais e mais”.

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