Você sabia que Belém significa “a casa do pão”? Isto mesmo. De origem hebraica, a expressão “Beit Lehem”, com o passar do tempo, foi simplificada e há mais de quatro séculos nomeia a capital paraense. O termo, ao que parece, já destinava a população da cidade a possuir grande apreço pelos pães e outros alimentos que são criados a partir do trigo.
O pão careca, francês ou “de sal”, por exemplo, é uma preferência nacional. Além dele, doces, pizzas, entre outros produtos do segmento estão no cotidiano e ajudam a fomentar uma cadeia econômica duradoura e ampla. Há muito tempo que as padarias são locais de consumo e também de encontro. Panificação e confeitaria agradam não apenas ao paladar, mas também empresários.
É justamente neste contexto que ocorrerá nos dias 21 e 22 de setembro a Pará Trigo: Feira de Panificação, Confeitaria e Food Service, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa). A programação é composta por palestras, aulas e feira de negócios, além de ser uma excelente oportunidade para conhecer e trocar experiências com outros empreendedores. É um prato cheio para quem possui a sua própria Padaria, Confeitaria, Hamburgueria, Pizzaria e espaços com finalidade gastronômica. O encontro também tem como objetivo estimular empresários e clientes a adotarem energias sustentáveis, como a energia solar.
Apesar do bom momento que o segmento vive, existe um dilema: de um lado, a panificação e a confeitaria estão cada vez mais ligadas a novidades e tendências. Nunca se foi tão criativo e inovador em pães, salgados, farinhas, sorvetes, entre outros alimentos. De outro, porém, a prática vem se tornando cada vez mais onerosa, também por causa das altas taxas de energia elétrica. Aí surge o problema: como resolver esta equação entre a obrigatoriedade de produzir mais e melhor e a necessidade de economizar?
Para equilibrar as finanças dos empreendedores e não encarecer o preço dos produtos para os consumidores, uma das soluções primordiais pode ser a adoção de energia solar, que pode resultar em até 90% de desconto na conta de luz.
Segundo a BRIT Energy, empresa de Belém que atua no segmento há quase duas décadas e é a maior do Norte do país em fornecimento de projetos de engenharia de energia solar, atualmente o consumidor pode ter até 90 ou 95% de economia se optar por este tipo de energia. Para moradores e empresas, isto é bastante significativo: imagine, por exemplo, uma conta de luz que custa cerca de R$ 2.000 mensalmente e pode, em semanas, ser reduzida a R$ 200. Ótimo negócio, não é mesmo?!
A adoção de uma energia sustentável em padarias e outros empreendimentos pode ser um divisor de águas para o segmento, provocando maior respeito ao meio ambiente e lucro, em especial em um momento em que a prática de food service ganha destaque. O termo corresponde a um segmento da indústria gastronômica que tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Trata-se de uma empresa responsável pelo preparo de refeições e produtos alimentares para o consumo fora de casa; portanto, atende bares, restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos. Todos podem se beneficiar com a adoção de energia solar nos empreendimentos.
PROGRAMAÇÃO
Além das atividades técnicas, o evento contará ainda com feira de negócios com equipamentos, produtos e serviços em condições exclusivas. Na programação de dois dias, o grande convidado é o administrador e especialista em Gestão Empresarial, Emerson Amaral, referência em consultoria estratégica no setor de alimentação, possuindo vasta experiência em várias vertentes da panificação, confeitaria, distribuição e indústria.
Emerson esteve à frente por 15 anos do Instituto Tecnológico da Alimentação, Panificação e Confeitaria (ITPC); participou da cogestão de três convênios com o Sebrae Nacional nos últimos dez anos; é membro da diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP). Além disso Amaral também é consultor estratégico do Programa de Apoio a Panificação (Propan) e ministrou inúmeras capacitações, consultorias e treinamentos aos Sebrae’s estaduais, Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasília (SIAB), Associações de Supermercados e empresas de expressividade setorial além de distribuidores regionais.
SERVIÇO
PARÁ TRIGO: Feira de Panificação Confeitaria e Food Service
Quando? 21 e 22 de setembro, de 8h às 18h30
Onde? Sede da Fiepa/ Casa da Indústria (Travessa Quintino Bocaiúva, 1588, Entre Braz de Aguiar e Av. Nazaré)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar