plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
DIZ IBGE

Pará registra 2ª maior redução da taxa de desemprego do país

Estado registrou a segunda maior redução da taxa de desemprego e, de abril a junho, teve 3,8 milhões de trabalhadores ocupados.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pará registra 2ª maior redução da taxa de desemprego do país camera Desemprego cai no Pará no 2º trimestre, segundo dados do IBGE. | Irene Almeida/Diário do Pará

O Pará registrou, no 2º trimestre deste ano, a segunda maior redução da taxa de desemprego medida Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nos 26 estados e no Distrito Federal. A taxa de desocupação, apresentou queda em 22 unidades frente ao trimestre anterior.

O Pará encerrou o período (de abril a junho) com quase de 3,8 milhões de trabalhadores ocupados. Também no mesmo período, reduziu em quase 12% o número de trabalhadores desocupados em relação ao mesmo período de 2021.

LEIA TAMBÉM:

Adesão do Pará: veja o que abre e fecha no feriado

Iasep fará recadastro de segurados de setembro a outubro

O estado do Tocantins registrou o maior recuo do 1º para o 2º trimestre com menos 3,8 pontos percentual (p.p.), seguido por Pernambuco (3,5%). Pará, Alagoas, Piauí e Acre se destacaram, com quedas de cerca de 3% em cada estado, o que reflete também no índice nacional de desemprego, que caiu de 11,1% para 9,3% no período.

Os dados foram registrados pelo PNAD Continua do IBGE, com foco na força de trabalho, tipo de ocupação e desocupação, segundo os registros do 2º trimestre deste ano (abril a julho) comparado ao mesmo período do ano passado.

Os dados divulgados pelo IBGE foram analisados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/Pará) no estudo Mercado de Trabalho no Estado do Pará.

De acordo com o estudo, o crescimento de quase 12% representa 400 mil novas vagas de emprego geradas. O Pará teve no 2º trimestre 3,749 milhões de trabalhadores ocupados ante o volume de 3.349 milhões de pessoas trabalhando do mesmo período no ano passado.

Os resultados mostram que, no comparativo entre o 2º trimestre de 2022 com mesmo período de 2021, houve redução de 28% ou cerca de 147 mil pessoas a menos no rol de desempregados.

No que se refere à Região Metropolitana de Belém, a taxa de desocupação no 2° trimestre de 2022 teve alta de 12,8%, ficando em sétimo lugar perante as demais regiões metropolitanas, cujos alguns dos índices foram: Vale do Rio Cuiabá – MT (5,6%), Goiânia – GO (7,1%), Curitiba – PR (7,2%), Florianópolis – SC (7,4%) e Porto Alegre – RS (8,4%) com as menores altas e Salvador – BA (19,1%), Recife – PE (15,6%) e João Pessoa – PB (14,5%) com as maiores altas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias