A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado (Arcon-PA) trabalha em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa) para agilizar o acesso às carteiras da gratuidade no transporte intermunicipal para as pessoas com deficiência.
Para solicitar ou retirar o documento, o usuário com direito ao benefício deve procurar uma das Unidades de Referência Especializada (Ure), da Sespa, ou um dos Centros de Atenção PsicosSocial – Caps/Sespa, ou, ainda, a Secretaria de Saúde do município onde mora.
PCDs na Mineração: inclusão gera conquistas no Pará
Com vacinas em dia, proteção do organismo fortalece
Pessoas com deficiência terão desconto na conta de energia
Mais de 40 mil carteiras da gratuidade já foram entregues desde o início da atual gestão estadual, no ano de 2019, até o mês de maio passado. O processo de emissão da carteirinha é resultado do trabalho integrado entre Arcon, órgão financeiro responsável pelo benefício, com o apoio da Sespa, que faz o processo de cadastro após emissão de laudo médico e do Prodepa que confecciona as carteirinhas.
“Estamos trabalhando em parceria com a Sespa para agilizar o acesso à carteirinha”, diz Denise Pimenta, diretora de Controle Financeiro e Tarifário da Arcon.
O primeiro passo para a pessoa com deficiência adquirir o benefício é a emissão do laudo médico. A coordenadora estadual da Pessoa com Deficiência da Sespa, Iracy Tupinambá, explica como funciona o processo.
“Com o laudo em mãos, o usuário inicia o processo para a emissão da carteirinha da gratuidade. É importante ficar atento à Ure, onde são realizados atendimentos, pois é lá que o beneficiado deve pegar a carteirinha quando estiver pronta", disse.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar