plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
JANELA PARTIDÁRIA

Quem trocou de partido no Pará para eleições de 2022? Saiba

A mudança de partido para concorrer à eleição deste ano pode ser feita até esta sexta-feira (1) e a política paraense teve trocas significativas que terão impacto no pleito de outubro.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Quem trocou de partido no Pará para eleições de 2022? Saiba camera A janela partidária permite a troca sem consequências legais para os parlamentares | Reprodução

Em ano eleitoral, muitos políticos pensam em trocar de partido. A regra, chamada de janela partidária, foi criada pelos próprios políticos e permite que deputados federais, estaduais e distritais mudem de partido sem sofrerem consequências legais. O prazo para troca foi aberto no dia 3 de março e encerra nesta sexta-feira (1).

Pará: secretários deixam cargos para disputar às Eleições

Dos parlamentares paraenses, 14 optaram por fazer a troca de partido, incluindo senador, deputados estaduais e federais. No cargo do senado, quem escolheu fazer a alteração foi o senador Zequinha Marinho. Ele deixou o Partido Social Cristão (PSC) e foi confirmado pelo Partido Liberal (PL), onde foi definido como pré-candidato ao governo do Pará.

Entre os deputados federais que também decidiram fazer a troca estão Éder Mauro e Joaquim Passarinho, que deixaram o Partido Social Democrático (PSD) e seguiram para o Partido Liberal (PL). O deputado Cristiano Vale saiu do Partido Liberal (PL) e foi para o Partido Progressista (PP). Já o deputado Eduardo Costa saiu do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e foi para o Partido Social Democrático (PSD).

Dia do Autismo: programação vai emitir documentos em Belém

Já os deputados estaduais que fizeram a substituição dos partidos estão Ângelo Ferrai, que deixou o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e seguiu para o Movimento Democrático Brasileiro (MDB); Diana Belo deixou o Democracia Cristã (DC) e também optou pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Quem também optou pelo MDB foi a deputada estadual Paula Gomes, deixando o Partido Social Democrático (PSD).

A parlamentar Dra. Heloisa, que era do Democratas (DEM), foi para o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Jaques Neves saiu do Partido Social Cristão (PSC) e escolheu o União Brasil. Já entre os deputados estaduais que escolheram o Partido Progressista (PP) estão José Maria Tapajós, que era do Partido Liberal (PL), Júnior Hage, que deixou o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e Luth Rebelo, que saiu do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias