plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
RELIGIÃO

Basílica Santuário de Nazaré troca de comando

A Ordem dos Padres Barnabitas evolui para um processo de unificação no Brasil e provoca mudanças na administração da Basílica Santuário de Nazaré, berço do Círio

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Basílica Santuário de Nazaré troca de comando camera O novo Reitor, Padre Francisco Assis Maria Felintro de Oliveira, vai assumir o Santuário de Nazaré no dia 6 de fevereiro, juntamente com outros novos religiosos que vão se juntar à comunidade Barnabita da capital paraense. | ASCOM BASÍLICA DE NAZARÉ

Desde o final de 2021, a Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo, conhecidos popularmente por Barnabitas, passou por um processo de reorganização e hoje se constitui numa única Província, no Brasil. Por se encontrar à frente da Basílica Santuário, berço do Círio de Nazaré, as transformações estruturantes da Ordem também provocaram uma troca de comando na casa da Rainha da Amazônia, que está sob administração dos Padres Barnabitas desde 1905. Mas nada se altera neste que é considerado um dos mais belos santuários da devoção mariana no mundo. “Essa nova configuração por que passa a estrutura de nossa Ordem religiosa no Brasil, não muda coisa alguma na missão dos Padres Barnabitas em Belém, que é promover a devoção à Virgem de Nazaré, preservando as tradições do Círio – que este ano chega a sua 230ª edição. Além disso, continuamos trabalhando em favor das vocações sacerdotais, da evangelização e da assistência às pessoas carentes”, explica o Padre José Maria Ramos das Mercês.

As mudanças já estão em curso. O novo Reitor vai assumir o Santuário de Nazaré no dia 6 de fevereiro, juntamente com outros novos religiosos que vão se juntar à comunidade Barnabita da capital paraense. Assim, a Basílica de Nazaré passará a contar com os seguintes religiosos: Padre Paulo de Tarso Maria Rodrigues: Superior da comunidade; Padre Francisco Maria Cavalcante Jr: Pároco; Padre Francisco Assis Maria Felintro de Oliveira: Reitor do Santuário; Padre Rosinei Maria de Souza: Prefeito de Sacristia; Padre Giovanni Maria Incampo, Decano; Irmão Isaac Maria Segovia: Chanceler da comunidade e adido ao Arquivo Provincial. Todos comprometidos com o melhor funcionamento da Paróquia e Basílica Santuário.

TRANSIÇÃO

Quem determina a caminhada de uma Ordem religiosa na Igreja Católica são as suas Assembleias Gerais e o Vaticano. Nesse sentido, a nova configuração dos Barnabitas no Brasil obedece a um cronograma desde 2018, que previa a unificação das várias Províncias dos 18 países em que atuam, em apenas seis Províncias. No caso do Brasil, foi plenamente atuada em 2021. Em reunião do Capítulo Provincial ocorrida no final do ano passado, foi estabelecida a supressão das antigas duas Províncias, Norte e Centro-Sul, configurada a nova Província Brasileira e a nomeação do seu Superior, Padre José Andraci Maria Sousa Rocha.

A reunião também elegeu o Conselho da nova Província e aprovou o novo Estatuto Provincial. O congresso reuniu 27 religiosos que representaram os 45 Barnabitas brasileiros, contando com a presença do Superior Geral, Padre Francisco M. Silva, e o Vice-Geral, Padre José M. Carvajal, vindos de Roma.

A Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo foi fundada em 1532, por Santo Antônio Maria Zaccaria. Os Padres Barnabitas estão presentes nos quatro Continentes e chegaram ao Brasil em 1903, assumindo inicialmente missões em Pernambuco e no Pará. Hoje, atuam em Brasília, Ceará, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. Em terras paraenses, estiveram à frente do Seminário Diocesano, em Belém, e paróquias nos municípios de Bragança, Viseu e Ourém, antes de se estabelecerem definitivamente na então Paróquia de Nazaré.

O Padre Francisco Maria Cavalcante, Pároco de Nazaré, explica a abrangência da missão dos Barnabitas à frente do templo da Padroeira dos paraenses: “A Basílica não é apenas o Santuário Mariano da Amazônia. Ela é a referência para quantos procuram Maria como medianeira para seus anseios e necessidades, para a conquista da paz e da harmonia. Por isso, é nosso dever continuar acolhendo os devotos de Nossa Senhora e propagando o evangelho de Jesus Cristo por meio da pregação e da sagrada Eucaristia”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias