plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DEVOÇÃO

Círios são celebrados em Mosqueiro e Colares neste domingo

Devotos de Mosqueiro celebram o Círio de Nossa Senhora do Ó, com a volta da procissão em formato tradicional. Colares, por sua vez, realiza o Círio de Nossa Senhora do Rosário

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Círios são celebrados em Mosqueiro e Colares neste domingo camera Neste ano são realizadas todas as treze romarias que compõem a programação do Círio em Mosqueiro | Celso Rodrigues

O Círio de Nossa Senhora do Ó será realizado neste domingo (12) em Mosqueiro, distrito de Belém, com o tema “Maria, Mãe de Evangelização”. Uma missa será celebrada pelo cônego Cristóvão Freitas, às 7h, na Capela do Sagrado Coração de Jesus, no Chapéu Virado. A procissão saiu por volta das 8h30 após a celebração eucarística, e no final, os fiéis serão recebidos com bênçãos pelo pároco na Igreja Matriz, na Vila.

Até as 10h desta manhã a procissão ainda não havia chegado na Igreja Matriz.

A procissão de domingo voltará às ruas de forma tradicional, com a presença da imagem peregrina na berlinda, carros de promessas e os devotos em caminhada, mas ainda sem a corda. Por causa da pandemia da Covid-19, é importante que os romeiros sigam os protocolos de segurança contra a doença, como o distanciamento social, a limpeza das mãos, uso de máscara, além da apresentação do cartão de vacinação. Neste ano são realizadas todas as treze romarias que compõem a programação do Círio em Mosqueiro.

Proposta de Jader beneficia acesso à internet

Os negros paraenses que lutaram contra a escravidão

O trajeto será a avenida 16 de Novembro, travessa Rodolfo Pampolha, seguindo para a rua 15 de Novembro, travessa Siqueira Mendes, rua da Pedreira e travessa Coronel Carlos Bentes até a Igreja Matriz. A festividade encerrará no domingo (19). A programação contará com vasta programação cultural, além do 11º Festival de Prêmios, que busca angariar recursos para a construção do novo Centro Pastoral Dom Alberto Taveira.

COLARES

Colares, no nordeste paraense, por sua vez, realiza, neste domingo, o Círio de Nossa Senhora do Rosário. A procissão sairá da Paróquia de São Sebastião, no bairro Maranhense, onde uma missa será celebrada pelo bispo Dom Carlos Verzeletti, da Diocese de Castanhal. De lá, a berlinda com a imagem seguirá até a Igreja Matriz que leva o nome da padroeira, num cortejo de aproximadamente três quilômetros a ser cumprido com cânticos e orações. A festividade se estenderá durante uma semana, com uma feira de comidas típicas e de artesanatos durante a noite. Haverá ainda atrações culturais e shows de bandas católicas.

Uma das principais preocupações no Círio 2021, em Colares, foi com o cenário pandêmico. No entanto, com o avanço da vacinação da cidade – 71% da população com o esquema de vacinação completo (duas doses da vacina) – as procissões foram permitidas. “Vamos respeitar os decretos Estadual e Municipal no que se refere a festas e outros eventos. O cartão de vacinação deverá ser apresentado para poder entrar nas igrejas. A programação cultural será ao ar livre. Está mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras”, disse Joel Almeida, coordenador da festividade.

Colares

A partir do tema “ Com Maria, a família vive o domingo na Eucarístia”, o diretor de Evangelização Leonardo Valente explicou que o Círio convida as pessoas a viverem em comunhão para enfrentar os desafios que a pandemia de Covid-19 trouxe. “Não está sendo esperado um grande público. Diante do cenário que vivemos, planejamos um evento para a população da cidade, com poucos turistas. A comunidade precisa desse momento de devoção e de oração”, comentou Leonardo.

Ele relatou que a devoção por Nossa Senhora do Rosário é uma tradição de quase três séculos na localidade. “Começou muito antes de Colares ser emancipada. A festa começou com o achado de uma imagem de Nossa Senhora do Rosário pelos padres jesuítas, há 278 anos. Essa mesma imagem é usada até hoje nas procissões do segundo domingo de dezembro”, contou.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias