plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
IMUNIZAÇÃO

Procura pela vacina aumenta na capital após decreto

Medidas impostas no Estado como a obrigatoriedade de comprovação em diversos lugares incentivaram a busca pela imunização no município

Imagem ilustrativa da notícia Procura pela vacina aumenta na capital após decreto camera Em Belém, unidades de saúde e postos itinerantes oferecem doses. | Celso Rodrigues/ Diário do Pará

No início desta semana passou a valer o decreto estadual de n°2.004/2021 que instituiu a Política Estadual de Incentivo à Vacinação contra a Covid-19 em todo o Pará. Entre as medidas, está a exigência de apresentação obrigatória do comprovante de vacinação para quem deseja acessar ambientes fechados como bares, restaurantes e cinemas, ou adentrar em espaços públicos. A medida tem como objetivo aumentar os índices de vacinados em algumas regiões que até então registravam pouca procura pelos imunizantes.

Segundo o diretor de vigilância à saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Claudio Salgado, a procura pela vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Estratégia Saúde Família (ESF) aumentaram desde a publicação do decreto. “Nós registramos um aumento gradativo nessa procura que chegou a 50%, levando em consideração a semana anterior a publicação do decreto. O que é muito bom, porque estamos vendo a população atendendo ao chamado para se imunizar”, disse.

Ele garante que haverá doses suficientes para toda a população de Belém, caso a procura pelos imunizantes continue aumentando. “Temos programado fazer cinco mil doses, por dia, em nosso sistema, que somadas durante um mês serão 100 mil doses aplicadas. Porém, só na última sexta fizemos 9 mil doses, o que significa que se continuar com essa intensidade vamos conseguir aplicar 180 mil doses ao mês”, explica.

LEIA TAMBÉM:

Prefeitura da Grande Belém pagará R$ 1 mil a quem se vacinar

Vacinação volante prevista para esta sexta-feira é cancelada

O diretor revelou ainda que o maior aumento na demanda foi para o público que não havia feito nenhuma das doses. “Nesse momento, a maior procura nos postos após o decreto foi justamente das pessoas que ainda buscavam receber a primeira dose. No caso da terceira, em janeiro teremos aproximadamente 140 mil pessoas que vão estar aptas a receber o reforço”, conta.

Na unidade de saúde do Portal da Amazônia, localizada no bairro do Jurunas, havia fila para entrar na sala de vacinação. “Essa ainda é a única forma que temos de nos proteger contra esse vírus. Então, é preciso que todos estejam cientes disso também e procurem se vacinar o mais rápido possível. É a nossa e a saúde daqueles que estão próximos a nós que será resguardada também”, lembrou o servidor público, Mauro Novaes, 50.Na UBS do bairro de Fátima, a manhã também foi movimentada nas duas salas de imunização preparadas para receber o público em busca dos imunizantes.

postos

INTINERANTES

A prefeitura de Belém também está com a campanha de vacinação contra a covid-19 acontecendo de forma itinerante.

Dia 13/12 – Mercado Municipal da Pedreira.

Dia 15/12 – Estacionamento do IT Center da Av. Senador Lemos.

Dia 17/12 – Mercado Municipal de São Brás.

Dia 20/12 – Comunidade Quilombola de Sucurijuquara em Mosqueiro.

Dia 22/12 – Escola Municipal Santana do Aurá, bairro do Aurá.

Dia 27/12 – Igreja Assembleia de Deus do bairro de Itaiteua, em Outeiro.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias