Começou a valer ontem (6) o Decreto Estadual nº 2.044/2021, que institui a Política Estadual de Incentivo à Vacinação contra a Covid-19 no Pará e que tem por objetivo garantir a ampliação da cobertura vacinal dos paraenses. A nova legislação revoga o Decreto Estadual nº 800/2020, responsável pela implementação do sistema de bandeiramento e das medidas de combate à pandemia nos últimos meses.
Entre as novas estratégias anunciadas na semana passada pelo governador Helder Barbalho, está a adoção do passaporte vacinal, ou seja, só poderão frequentar ambientes públicos ou privados, aquelas pessoas que comprovarem já terem completado o esquema de imunização contra a Covid-19.
Neste sentido, o passaporte vacinal passará a ser obrigatório para o acesso de shows, casas noturnas, boates, cinemas, teatros, clubes, bares, academias de ginástica, cultos religiosos, eventos esportivos – amadores e profissionais –, bem como todos os equipamentos turísticos do Estado, além de reuniões, eventos e festas, realizadas em espaços públicos ou privados.
O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Pará (SHRBS-PA) diz que as medidas são positivas. “Estas ações foram recebidas com um certo alívio pelos associados, pois essa forma é uma forma de também proteger os próprios trabalhadores que mantêm contato diário com os clientes”, disse.
De acordo com Fernando, todas as medidas de prevenção à transmissão do vírus vêm sendo adotadas pelos associados e dessa vez não será diferente. “Geralmente uma pessoa fica responsável pela aferição da temperatura corporal e aplicação do álcool em gel na entrada da maioria dos estabelecimentos desde que liberaram o funcionamento de bares e restaurantes. Então, muito provavelmente a verificação da carteira de vacinação será efetuada por esse mesmo funcionário. Até por isso contamos com a parceria dos clientes, já que esta nova medida visa a segurança de todos, inclusive de quem está trabalhando diariamente para oferecer um serviço de qualidade, desde o valet até o cozinheiro”, completou.
ACADEMIAS
Na academia Machida, no bairro da Pedreira, durante o dia de ontem o acesso dos alunos já ocorria somente mediante a apresentação do comprovante de vacinação. De acordo com a gestora administrativa do grupo, Thays Oliveira, os alunos frequentadores do espaço foram comunicados da necessidade de apresentar o comprovante logo após o anúncio do governador.
“A comunicação foi feita por meio de nossas redes sociais e desde sábado já começamos a receber os comprovantes dos alunos e cadastrá-los em nosso sistema. Desde o início estamos seguindo todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades e a adesão dos alunos também tem sido muito positiva”, comentou. Ramon de Souza atua como personal trainer e acha a medida bastante justa. “É uma forma de proteção, principalmente com quem trabalha diretamente com o público”, avaliou.
Elciana Novaes é estudante de direito e considera a medida excelente. Ela, que contraiu Covid-19 no ano passado, em meio à primeira onda, lembra o período em que ficou doente. “Não cheguei a me internar, mas fiquei bem mal. Até para falar tinha dificuldade. Então eu acho essa obrigatoriedade muito assertiva porque muita gente ainda não se vacinou e como tem uma nova variante circulando, não podemos facilitar”, destacou.
LEIA TAMBÉM: Shoppings e Estação das Docas controlam acessos após decreto
PASSAPORTE
O Governo do Pará lançou o aplicativo “Passaporte Vacina Pará” para emissão do comprovante de vacinação contra covid-19. O aplicativo já pode ser baixado por usuários de celulares do sistema operacional IOS e em breve, os usuários de dispositivos android também poderão baixar o aplicativo gratuitamente. O Passaporte Vacina Pará também deve contar com outras funcionalidades, como localização dos postos de saúde e horários de funcionamento.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar