plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
FIM DOS MAUS-TRATOS

Vereador defende fim da tração animal em Belém: "tem saída"

O projeto apresentado pelo vereador Renan Normando estipulava o prazo de três anos pra que a prática encerrasse na capital paraense

Imagem ilustrativa da notícia Vereador defende fim da tração animal em Belém: "tem saída" camera O vereador Renan Normando propôs o encurtamento do prazo para a exintição da tração animal devivo à urgência da questão. | Reprodução/Instagram

Quem circula pelas ruas da capital paraense já deve ter se deparado com algum carroceiro utilizando cavalos para transportar cargas. Esse tipo de prática revela um triste cenário de exploração animal, já que muitos desses animais trabalham de sol a sol e sofrem maus-tratos diariamente.

O vereador Renan Normando apresentou à Câmara Municipal de Belém uma emenda relativa à proibição gradativa da tração animal em Belém em até três anos. O projeto foi idealizado inicialmente pelo Deputado Estadual, Igor Normando, durante o seu mandato de vereador.

O que fazer ao flagrar maus tratos de animais? Saiba como denunciar

O principal objetivo da emenda é combater a tração animal e a destinação de cavalos vítimas de maus-tratos, disponibilizando o mandato como uma forma de interlocução para que esses animais recebam os devidos cuidados. O projeto possui a preocupação com o acolhimento e capacitação dos carroceiros que utilizam a tração animal como ferramenta de trabalho.

Apesar de todos os benefícios apresentados em relação ao projeto, a emenda foi rejeitada pela maioria dos vereadores do município, na manhã desta quarta-feira (27).

"Infelizmente, parte da câmara rejeitou a emenda que buscava diminuir gradativamente, em três anos, esse tipo de prática que ainda é muito comum em Belém. Apenas sete vereadores votaram a favor. A maioria dos vereadores aprovou que essa proibição do uso da tração animal ocorra apenas daqui a cinco anos. Até lá, pode ser outra gestão governando o município e, talvez, não haja interesse pelo projeto", desta o vereador Renan Normando.

Pará lança delegacia virtual contra maus-tratos aos animais

Para ajudar os carroceiros que têm na atividade a única forma de garantir o sustento diário de suas famílias, o vereador pautou outras alternativas que substitutam os cavalos, como o uso de "cavalos de lata", onde as carroças são puxadas por bicicletas. Essa ferramenta já tem sido utilizada em diversos municípios do país.

Comprometido com a causa animal, o vereador ressalta que, apesar da rejeição da emenda, a luta pelos animais não vai parar. "Continuaremos na luta. Continuaremos não aceitando mais essa exploração diariamente nas ruas, onde muitos desses animais são abandonados e acabam sofrendo até mesmo acidentes. Nós precisamos sentar para ver a melhor forma de sanar esses problemas. Tem saída. A tração animal é uma coisa que já era pra ter acabado há muito tempo, mas infelizmente, por falta de gestão de outros políticos, ainda vamos ter que esperar muito tempo pra que isso acabe. Os animais não podem esperar mais", finaliza Renan.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias