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Reconhecimento fez comunidade escolar no Pará se engajar

Educadores são valorizados por práticas pedagógicas e projetos inovadores com a participação da família, alunos e a sociedade de Juruti.

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Imagem ilustrativa da notícia Reconhecimento fez comunidade escolar no Pará se engajar camera Projeto adaptado em tempos de pandemia. | Arquivo pessoal

Os diversos contextos da educação pública brasileira mostram que é possível contribuir para a formação de crianças e jovens em diferentes cenários. Em Juruti, município do oeste paraense com 57 mil habitantes, Ivanete Bezerra Castro, Lídio Paz dos Santos e Raimundo Damião Pantoja Soares estão sendo reconhecidos como “Educadores(as) de Valor”, por meio de projetos e práticas pedagógicas inovadoras. A campanha, promovida pelo Instituto Alcoa, valoriza os profissionais envolvidos na missão de transformar as realidades dos territórios onde a mineradora atua por meio da educação.

“Foi um amplo processo de mobilização nos territórios de atuação do Instituto entre agosto e outubro, com a participação e apoio das Secretarias de Educação, dos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias, das organizações sociais locais, dos voluntários da Alcoa, e de toda a comunidade escolar. Os estudantes e as famílias se envolveram muito, celebrando e reconhecendo o papel fundamental que educadores e educadoras exercem na formação dos estudantes e em prol de uma Educação de qualidade. Ficamos muito felizes com o resultado deste processo de engajamento local”, explica Tatiana Bizzi, diretora executiva do Instituto Alcoa.

“Educadores de Valor” de Juruti.
📷 “Educadores de Valor” de Juruti. |Divulgação- Instituto Alcoa

Ivanete Bezerra Castro atua há 17 anos na Escola Municipal Rosa de Saron. Lecionando para turmas do 4º e 5º ano, a docente percebeu que as crianças tinham grandes dificuldades com leitura, interpretação de texto e escrita. Este cenário desafiador a motivou a pensar estratégias para mudar essas histórias.

Assim nasceu em 2017 projeto “Caminho da Leitura”. “O projeto foi desenvolvido para despertar no aluno o hábito da leitura de forma prazerosa, contribuindo para que eles se tornassem construtores de suas próprias histórias, enriquecendo seu vocabulário, facilitando a escrita e a interpretação de textos, possibilitando aos pequenos leitores conhecimento sobre vários assuntos”, explica a professora.

Professora Ivanete e alunos no início do projeto em 2017.
📷 Professora Ivanete e alunos no início do projeto em 2017. |Arquivo pessoal

Em 2019, na terceira edição, com novas modalidades e desafios aos alunos, a vencedora alcançou o primeiro lugar com 260 livros lidos, o que deu a chance de obter uma bolsa de estudos no Colégio Pitágoras, em 2020.

“A leitura realizada pelos alunos estimula e desenvolve a criatividade, a imaginação e o senso crítico. Por conta da pandemia e a necessidade de isolamento social, tivemos que nos adaptar e desenvolver aulas de acordo com o momento que enfrentamos, foi a partir daí que aprendi novas técnicas e práticas pedagógicas, baseadas nas tecnologias da informação e comunicação, para continuar incentivando os alunos a desenvolverem a leitura”, argumenta.

Projeto adaptado em tempos de pandemia.
📷 Projeto adaptado em tempos de pandemia. |Arquivo pessoal

Lídio Paz dos Santos é o diretor da Escola Municipal Antônio Moreira Rocha, localizada na zona rural de Juruti. Uma de suas estratégias é a gestão democrática, com o de famílias, estudantes e a sociedade em geral para a execução de projetos.

Um desses projetos foi o “Horta na Escola”, que contou com a participação das famílias que trabalham com a agricultura.

Professor Lídio Paz e o projeto "Horta na Escola".
📷 Professor Lídio Paz e o projeto "Horta na Escola". |Arquivo Pessoal

“O projeto foi concebido, inicialmente, com o objetivo de proporcionar uma alimentação saudável para nossos alunos. Na verdade, é uma complementação da merenda escolar, através dos produtos que iríamos colher e produzir na nossa horta. Por conta da pandemia e de dificuldades que estávamos enfrentando para confeccionar nossos materiais das aulas remotas, nós vimos na horta uma possibilidade de pagar pelo nosso material e, também, gerar renda para a comunidade, já que os pais de alunos receberam orientação de técnicos da Prefeitura de Juruti e reproduziram a horta em suas casas para comercializar os produtos”, ressalta Lídio.

Além da função social, o projeto “Horta na Escola” ajuda os estudantes com assuntos de outras disciplinas. “A horta oferece a possibilidade de pesquisa, atendendo a todos os componentes curriculares. Por exemplo: nossos canteiros seguem as formas geométricas, que auxiliam os professores de Matemática. É por isso que chamamos o Horta na Escola de ambiente ecoalfabetizador”, exemplifica o professor.

“Horta na Escola” contribui para geração de renda entre comunitários.
📷 “Horta na Escola” contribui para geração de renda entre comunitários. |Arquivo Pessoal

O amor pelo esporte é a inspiração do professor de Educação Física Raimundo Damião Pantoja Soares. Apaixonado pelo handebol, o docente da Escola Municipal Manoel Pereira da Cunha organiza práticas esportivas direcionadas aos jovens, mas que atendem, também, pessoas de 5 a 50 anos.

Professor Raimundo Damião incentiva a prática do handebol em Juruti.
📷 Professor Raimundo Damião incentiva a prática do handebol em Juruti. |Arquivo Pessoal

“A prática do handebol demonstrou todo o empenho de nossos alunos, não só na área esportiva, mas na vida desses estudantes. Tivemos relatos de pais de alunos que nos relataram mudanças de hábitos de jovens que estavam envolvidos com álcool. Nós sempre incentivamos nossos atletas a terem uma postura diferente: ajudar nas tarefas de casa, se dedicar aos estudos, porque o esporte não apenas dentro de quadra ou de campo, ele vai muito além, vai proporcionar saúde, reconhecimento, valores e é isso que buscamos enquanto pai, professor e, principalmente, amigo”, exalta o professor Damião.

Raimundo revela que além dos jovens, as crianças também estão sendo incentivadas, a partir do handebol “kids”, projeto de sua autoria que deve colocar Juruti como destaque, sendo a primeira cidade do oeste do Pará a receber uma etapa do mini handebol, competição chancelada pela Confederação Brasileira.

Jovens e adultos, incentivados pelo docente, em campeonato de handebol.
📷 Jovens e adultos, incentivados pelo docente, em campeonato de handebol. |Arquivo Pessoal

Os três “Educadores(as) de Valor” de Juruti receberão, como parte do reconhecimento, leitor de livros digitais, participação em curso com foco em educação, livros, certificado, divulgação de suas histórias nos veículos de comunicação do Instituto Alcoa e participação em uma atividade online sobre a temática de valorização de educadores(as), no “Evento de Reconhecimento”. O encontro será realizado no dia 26 de outubro, das 14h ás 15h30, contará com a participação de especialistas nesta temática e será aberto aos cidadãos (ãs) de todas as localidades. Para participar, basta acessar o link no dia e horário (não é preciso inscrição prévia): https://bit.ly/39SZZs2

Sobre o Instituto Alcoa - Fundado em 1990 no Brasil, o Instituto Alcoa é um instituto empresarial sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente - Poços de Caldas, em Minas Gerais; São Luís, no Maranhão; e Juruti, no Pará, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em Educação e Geração de Trabalho e Renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em Juruti, o Instituto desenvolve o Programa Ecoa, realizado em parceria com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação e vinte escolas da rede pública, promove acesso a melhorias no processo ensino-aprendizagem e redução das desigualdades educacionais em duas frentes: Formação e Gestão.

Em 2021, o Instituto Alcoa investiu R$ 432 mil em 3 projetos comunitários de Juruti aprovados no edital do Programa de Apoio a Projetos Locais, com foco em inclusão e educação digital e beneficiou quatro entidades educacionais, com R$ 10 mil cada, nas edições dos ACTIONs, realizados com apoio de voluntários da empresa.

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