plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
GARANTIA DE DIREITOS

Praias de Outeiro abraçam campanha contra o preconceito

Ação vista conscientizar e orientar como proceder em casos de manifestações de preconceito.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Praias de Outeiro abraçam campanha contra o preconceito camera Ação contra o preconceito percorre diversas praias neste mês de julho. | Ascom/Divulgação

Sem espaço para manifestações de preconceitos, como racismo, lgbtfobia, misoginia, gordofobia, entre outros. Esse é o objetivo de uma campanha que está sendo realizado ao longo do mês de julho, pela Prefeitura de Belém.

Você sabe onde fica Ponta do Espadarte? Descubra!

A campanha contra o preconceito já percorreu as praias e balneários das Ilhas de Mosqueiro, Combu e Cotijuba. No último sábado (17), foi a vez da Ilha de Caratateua, popularmente conhecida como Ilha de Outeiro, abraçar a ação, que teve início no estacionamento da praia Grande, se estendeu até a praia do Amor.

O titular da SECDH, Max Costa, explica que “além da ação de conscientização, nossa equipe técnica também realizou, em ambas as praias, abordagens para coibir a incidência de trabalho infantil e abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes".

A campanha, segundo Costa, visa "informar e orientar os veranistas, turistas e comerciantes, de como proceder em casos nos quais sejam identificadas manifestações de preconceitos, tais como racismo, lgbtfobia, misoginia, gordofobia, entre outros”.

Para Cleidson Siqueira, veranista, "preconceito não deve existir nunca. Não importa a cor da pele, a raça e nem a orientação sexual da pessoa. Todos nós somos seres humanos, filhos de Deus. Esse trabalho de combate ao preconceito é muito importante, pois contribui para que a gente construa um mundo melhor”.

Turismo ecológico é opção na Grande Belém

A transexual pernambucana Gleice Kelly, que estava visitando as praias de Outeiro, parabenizou a ação da Prefeitura de Belém de combate não só ao preconceito, mas contra todo o tipo de violência.

Kelly revelou que já foi agredida fisicamente por causa de sua orientação sexual, porém fez questão de denunciar o agressor, que logo em seguida foi preso pela polícia. Ela contou ainda que já perdeu diversas oportunidades de emprego, pois percebe que existe muita dificuldade de inserção no mercado de trabalho quando os empregadores descobrem que os candidatos às vagas são gays ou possuem uma orientação sexual diferente.

Glaucia Pantoja, que trabalha na praia do Amor como cozinheira, contou que já sofreu discriminação racial por ser negra. Por isso, ela ressalta “que as pessoas precisam ser mais conscientes, e compreender que ninguém pode ser discriminado, seja pela cor da pele, pela posição social ou condição financeira”.

A ação foi realizada pela Secretaria Extraordinária de Cidadania e Direitos Humanos (SECDH), com o apoio da Administração Regional de Outeiro (AROut), Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel, Fundação Papa João XXIII (Funpa) e da Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS).

Prevenção - O Secretário Max Costa informou ainda que durante a campanha "No verão da Nossa Gente, não há espaço para o preconceito", em Outeiro, foram distribuídos informativos, preservativos e também álcool em gel, para os veranistas.

Costa também enfatizou a importância das pessoas continuarem seguindo os cuidados de prevenção contra a covid 19, assegurando o distanciamento social, evitando aglomeração e fazendo uso de máscaras.

Confira a lista dos contatos dos órgãos de sistema de garantia de direitos:

>> Secretaria Extraordinária de Cidadania e Direitos Humanos - Av. Pedro Miranda S/N, Aldeia Cabana, 1º andar, Pedreira.

>> Para denúncias de LGBTIfobia e racismo - Delegacia de Combate aos Crimes Discriminatórios e Homofóbicos. Rua Avertano Rocha, 417, Campina. Telefone: (091) 3212-3626.

>> Denuncia de violência doméstica e familiar contra mulher - Disque 180

> Delegacia Especializada da Mulher. Travessa Mauriti, 2393- Marco - Telefone (091) 3246-6803

.>> Para denúncia de violência contra criança e adolescente - Disque 100

>>Delegacia de Atendimento a Crianças e Adolescentes (Deaca) - avenida Mário Covas, 50 - coqueiro Ananindeua - Telefone: (091) 3278-2170

>> Conselho Tutelar Sacramenta - (019) 984307423

>> Conselho Tutelar de Mosqueiro - (091) 984308875

>> Conselho Tutelar de Icoaraci - (091) 98430-3053

>> Conselho Tutelar de Outeiro - (091) 984308513

>> Conselho Tutelar do Guamá - (091) 984302113

>> Conselho Tutelar Bengui - (091) 984309338

>> Conselho Tutelar de Belém - (091) 984441220

>> Conselho Tutelar Entroncamento - (091) 984303365

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias