O Deputado Estadual Igor Normando participou de reunião, na última quarta-feira (26), com os parlamentares titulares da Comissão Parlamentar de Inquérito(CPI) que investiga os impactos ambientais, econômicos e sociais da mineradora Vale no Pará.
O objetivo da CPI é analisar a atuação da companhia após 40 anos de funcionamento no Estado, apurar a concessão de incentivos fiscais, o suposto descumprimento de condicionantes ambientais, a ausência de segurança em barragens, repasses incorretos de recursos, verificar o cadastro geral dos processos minerários e apurar os critérios de licenciamento ambiental.
Agora, cabe aos parlamentares eleitos definir o andamento do inquérito e o planejamento a ser seguido pela comissão. Para Igor Normando, deputado eleito relator, o objetivo da comissão é dar transparência para a população paraense sobre as atividades da empresa no Estado.
"Não se pode explorar uma localidade e, depois que ela não possui mais minérios, deixar um buraco, um elefante branco. Assim, é fundamental que a Vale possa, além de explicar, mostrar que há total transparência nas suas atividades", disse Normando.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar