Esta quinta-feira, 20, foi marcada com a reabertura da Unidade de Coleta de Sangue Pátio Belém, que voltou a funcionar de 10h às 16h30, de segunda a sexta-feira. A ação objetiva elevar o número das doações de sangue, na capital paraense, e assim, contribuir para o reforço do estoque de sangue e atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar.
O professor Anderson Fábio de Farias Rodrigues, 41, ficou sabendo do retorno do serviço da unidade de coleta de sangue pelas redes sociais da Fundação Hemopa, e não perdeu tempo para repetir este gesto solidário que faz desde os 18 anos.
Ele deu uma parada em função da pandemia da Covid-19. “Estou retornando a doação de sangue. O que me leva a doar sangue é saber que muitas pessoas precisam e nós podemos doar, portanto, devemos nos colocar a disposição para ajudar”.
Com voluntário regular da doação de sangue, Anderson Fábio sabe muito bem da importância da contribuição de todos para manter o banco de sangue regular para salvar vidas. “É preciso que o banco de sangue do Hemopa tenha sangue suficiente para todos que precisam e sejam atendidos. Então doe sangue”, ressaltou o doador que possui tipagem sanguínea A Positivo.
Para a gerente de Captação de Doadores, a assistente social Juciara Farias, a reabertura da Unidade de Coleta Pátio Belém é mais uma oportunidade que o Hemopa disponibiliza para favorecer a doação de sangue. “Ela estava fechada em função dos riscos sanitários impostos pela pandemia da Covid-19. Mas, agora estamos em outro cenário que nos permitiu abrir e com todos os protocolos de segurança e prevenção contra a doença, para maior proteção aos voluntários. Estamos aguardando, ansiosamente, o retorno dos nosso voluntários da vida e da doação de sangue”.
Quem pode doar
O cidadão que deseja fazer a doação de sangue precisar seguir os critérios básicos:
• Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
• Pesar mais de 50 kg
• Estar em boas condições de saúde.
No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).
Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar sangue, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.
Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação de sangue, após cada dose. Já a vacina AstraZeneca/Fiocruz, são 7 dias após cada dose. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar sangue, após 7 dias.
Hemocentro Belém - Travessa Padre Eutíquio, 2109. Bairro Batista Campos. Atendimento: Segunda a sábado, 7h30 às 17h. Unidade de Coleta Castanheira: BR 316, Km Zero. Andar térreo do pórtico Belém. Unidade de Coleta Pátio Belém, na Travessa Padre Eutíquio, na Estação Cidadania, no 1° Piso do Shopping. Mais informações: 31106500/08002808118.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar