A Justiça suspendeu o resultado das eleições da Unimed Belém, onde Wilson Niwa foi reeleito pelo terceiro triênio consecutivo.
Atendendo a um pedido de liminar da candidata Leila Haber Feijó, a 13ª Vara Cível e Empresarial de Belém emitiu uma ação de tutela cautelar antecedente, que determinou a suspensão do resultado do pleito ocorrido no dia 27/03.
Leila Haber, representante e candidata da chapa ‘Unimed de Todos’, sustentou que após as eleições, o resultado foi divulgado pela junta eleitoral de modo informal, em reunião realizada a portas fechadas.
A candidata afirmou que solicitou a demonstração do resultado final oficial junto à Unimed e junto ao TRE por duas vezes, mas sem sucesso. Leila também alegou que a não apresentação dos resultados oficiais feriu seus direitos na condição de candidata, bem como de todos os demais componentes da chapa.
Além da suspensão do resultado, o Tribunal de Justiça deu um prazo de 24 horas para que a Unimed apresente o relatório final das eleições para o conselho de Administração e Conselho Fiscal, tal como advindos do sistema VOTANET, fornecido pelo Tribunal Regional Eleitoral. Em caso de descumprimento, a Unimed pagará multa diária à cooperativa demandada de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) até o limite de R$ 50.000.00 (cinquenta mil reais).
Foi também determinado que o TRE forneça as mesmas informações oficiais, para fins de conferência com as que serão prestadas pela Unimed Belém, no mesmo prazo.
A eleição que manteve Wilson Niwa na chefia da cooperativa se deu em meio a várias críticas e denúncia de caos no sistema da Unimed onde vários cooperados reclamam de condições desfavoráveis no atendimento em razão da alta demanda gerada pela pandemia do novo coronavírus.
Nota
Em nota, a Unimed Belém disse que ainda não foi notificada, mas que está tranquila para fazer os esclarecimentos devidos.
LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA:
"A Unimed Belém informa que está absolutamente tranquila em relação à lisura e transparência do processo eleitoral de 2021. A diretoria informa que prestará os esclarecimentos devidos à justiça assim que for citada oficialmente.
O sistema de votação utilizado na cooperativa é do Tribunal Regional Eleitoral e já foi utilizado em outros pleitos, como a eleição do Conselho Fiscal em 2020, inclusive, com a participação de membros de ambas as chapas concorrentes do atual pleito".
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar