plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
RANKING

Entre as capitais, Belém mantém liderança no índice de isolamento social

Pará também permaneceu na segunda posição entre os estados brasileiros

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Entre as capitais, Belém mantém liderança no índice de isolamento social camera Mauro Ângelo/Diário do Pará

Belém registrou pelo segundo dia consecutivo o melhor índice de isolamento social por capital no Brasil. Na quarta-feira, 17, segundo dia de bandeiramento preto (lockdown) em cinco cidades da Região Metropolitana, Belém teve 49,33% da população permanecendo em suas casas e o Pará também manteve a segunda posição entre os estados brasileiros com 43,45%. Os dados foram divulgados nesta quinta (18), pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Os dados, atualizados diariamente pela plataforma In Loco, demonstram um aumento em relação ao primeiro dia de lockdown. O índice marcado em Belém aproxima-se dos 50%, recomendado pelas autoridades sanitárias para redução do contágio pelo novo coronavírus.

Desde quarta (17), na Região Metropolitana, os agentes de segurança deram início a aplicação de multas em casos de descumprimento das normas previstas no Decreto 800/2020, o que pode ter contribuído para o aumento do índice. De 00h01 até às 23h59 de quarta-feira (17), foram registradas 81 multas, sendo 72 de pessoa física e 9 de pessoa jurídica.

Estratégia

A parceria com a empresa que desenvolveu o programa de monitoramento do isolamento social contribui com as estratégias de fiscalização, policiamento e formação de barreiras pelos órgãos de segurança, afirma o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

“Além de acompanhar o monitoramento nas cidades do Pará como um todo, nós também temos como analisar, em especial, Belém e Ananindeua”. Nessas cidades, explica Ualame, verifica-se o isolamento social por bairro, o que é fundamental para execução das ações de policiamento. “Detectamos, assim, os bairros que estão com menor isolamento social e neles focamos as nossas ações”, afirma.

Índices na Região Metropolitana

Nos municípios da RMB que estão em lockdown, as taxas de isolamento foram: Ananindeua (45,5%), Marituba (42,2%), Santa Bárbara (40,8%) e Benevides (43,9%).

Em Belém, os melhores índices de isolamento social foram registrados no Telégrafo (65,7%), Marambaia (63,5%) e Maracangalha (63,4). Os piores registros aconteceram em Ponta Grossa (30,3%), Parque Guajará (32,6%) e Águas Negras (33,3%).

Em Ananindeua, os piores índices foram apontados nos bairros: Geraldo Palmeira (30,3%), Icuí (32,8%) e Águas Lindas (33,3 %). Os que mais respeitaram foram: Centro (60,0%), 40 Horas (58,3%), e Cidade Nova V (57,1%).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias