plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
É DE CASA!

Produção da agricultora familiar em Marituba é destaque em programa da Globo

Maria Leocádia trabalha no campo há mais de 40 anos e é uma referência na produção de hortaliças e folhosas, como jambu, cheiro verde, alface e cebolinha.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Produção da agricultora familiar em Marituba é destaque em programa da Globo camera Leocádia trabalha com agricultura familiar há mais de 40 anos. | Reprodução / TV Globo

A manhã deste sábado (12) começou com uma reportagem incrível no programa "É de Casa", da Rede Globo. O quadro "Belezas da Terra", teve participação da agricultora Maria Leocádia Siqueira, moradora de Marituba, na Região Metropolitana de Belém.

Leocádia trabalha com agricultura familiar há mais de 40 anos, e há 15 recebe orientação direta da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). "Ela produz jambu, uma planta típica da região. A Leocádia é a nossa 'Beleza da Terra' de hoje", anunciou a apresentadora Patrícia Poeta.

Durante a participação no programa, a agricultora mostrou como é o dia a dia em sua propriedade, que está localizada na comunidade Boa Vista. Em uma área de 1,5 mil hectares, ela planta, além do jambu, cheiro-verde, alface, cebolinha, pimentinha, cariru, mandioca, açaí, cupuaçu e pupunha.

Produção da agricultora familiar em Marituba é destaque em programa da Globo
📷 |Reprodução / TV Globo

"A minha mãe começou a plantar hortaliças no quintal, aprendi a trabalhar na terra, gostei e estou até hoje. Em relação ao jambu, minha produção é de 300 maços por semana. Envio, inclusive, para outros estado", disse ela na reportagem.

APOIO TÉCNICO

Assistida há 15 anos pelo escritório local da Emater de Marituba, a agricultora conta com apoio em diversas frentes: práticas de plantio, escolha de área, preparo de solo, semeadura, seleção de sementes e controle de pragas e doenças, além da comercialização de produtos.

De acordo com Alda Remédio, engenheira agrônoma e chefe local de Marituba, a agricultora é um exemplo de vida e de como trabalhar corretamente no campo.

"Ela é uma referência em agricultura no município de Marituba e vem recebendo agricultores de outras comunidades para conhecer seus trabalhos, assim como relatar suas experiências e motivá-los a persistir e insistir com a agricultura, pois é um caminho de sucesso", comenta.

Atualmente, a feira itinerante Vitrine Artesanal de Produtos Agroecológicos envolve diretamente 87 famílias produtoras do estado e é destinada a produtores e artesãos do Pará, de forma a incentivar a economia local, mantendo a sustentabilidade ambiental e multiplicando técnicas artesanais e empreendedoras.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias