Nem mesmo o tempo nublado na tarde de domingo (06) atrapalhou os momentos de lazer em alguns pontos turísticos de Belém. Na realidade, foi até um atrativo para muitos pais que aproveitaram o clima ameno para brincar com a criançada.
No Portal da Amazônia, no bairro do Jurunas, os pais da Valentina, 5 anos, e do Manoel, 6, contaram que esta época do ano é ideal para passeios em família. “Este clima de dezembro ajuda bastante. O sol não fica forte e as crianças podem se divertir à vontade. Embora nossa casa seja próxima daqui, costumamos vir duas vezes por mês. É uma frequência pequena, mas sempre aproveitamos o máximo possível quando viemos”, contou o técnico em automação bancária, Marcos Ferreira, 36 anos, enquanto observava os filhos junto à esposa, Vanessa Botelho, 30.
Geralmente, segundo Marcos, eles costumam aproveitar o começo da tarde, quando não há muita movimentação. “Nossos filhos trazem o cachorro para passear e os próprios brinquedos, mas também aproveitam outros que tem espalhados pela orla. Aqui é seguro, tem monitoramento e as famílias começam a vir após às 15h. Às vezes ficamos até mais tarde para lanchar”, comentou.
Já o assistente de depósito Cleyson Albuquerque, 27, aproveitou que o fluxo de pessoas ainda era pequeno e corria calmamente pela orla. “Este mês é a primeira vez que venho correr aqui. Gosto de ficar mudando de lugar. Às vezes corro no Utinga, às vezes na Doca. Também não tenho um horário fixo para a prática esportiva. Costumo correr pela manhã, quando está mais frio ou à tarde, como hoje, já que o clima está ameno”, declarou. “A atividade para mim é extremamente importante, faz parte do meu bem-estar. Fui muito incentivado pelo meu pai desde pequeno, pratico outros esportes e é algo que já faz parte da minha rotina”.
BATISTA CAMPOS
Outro espaço para quem queria curtir a cidade era a praça Batista Campos. Apesar de um movimento ainda fraco no começo da tarde, era comum ver grupos de adolescentes praticando parkour, uma atividade onde os adeptos percorrem caminhos cheios de obstáculos; casais passeando pela praça e tomando água de coco; ou crianças se divertindo no pula-pula.
- Reforma do novo Porto do Açaí ficou apenas na promessa
- Mercearias resistem ao tempo e aos grandes comércios em Belém
As irmãs Raíssa, 5 anos, e Raiane, de 2, e a prima Emanuelle, de 9, gastavam toda a energia acumulada pulando no brinquedo. Segundo o pai das meninas, o confeiteiro Gilmar Silva, 24, já faz parte da rotina da família a brincadeira na praça. “Quase todo domingo estamos aqui com nossas filhas. Minha esposa Roberta e eu, e a avó das meninas. Elas aproveitam para brincar, lanchar, correr, às vezes até almoçamos aqui perto. O dia é todo delas. Desde o nascimento da nossa primeira filha costumamos vir aqui”, contou. “É o momento que temos para aproveitar também”.
As tardes de domingo também são proveitosas para quem faz do lazer o seu trabalho. Há mais de cinco anos trabalhando como vendedor de coco na praça, Miller Amaral, 28 anos, diz que normalmente as vendas são boas neste dia. “Quando não chove, temos um bom faturamento. As pessoas aproveitam para caminhar, correr, passear, e claro, tomar a tradicional água de coco. O movimento é bom pela manhã, no horário do almoço fica mais fraco, e à tarde e à noite melhora novamente”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar