No intervalo de uma semana no mês de outubro, a população da capital paraense foi surpreendida com três incêndios em ônibus ocorridos em vias movimentadas da cidade. Os veículos foram completamente destruídos, embora ninguém tenha ficado ferido. O Corpo de Bombeiros Militar do Pará orienta como passageiros e transeuntes devem proceder em caso de sinistros.
O primeiro incêndio ocorreu no dia 20, na avenida Augusto Montenegro, em Icoaraci. Dois dias depois, outro veículo pegou fogo, desta vez na avenida Almirante Barroso, no bairro do Souza. No dia 26, um coletivo ficou em chamas na avenida Assis de Vasconcelos, próximo à praça da República.
O capitão Israel Souza, do Corpo de Bombeiros, comentou os perigos de um incêndio em ônibus. “Como o veículo é fechado, a saída de emergência tem um acesso muito limitado. Também pode acontecer com esse princípio de incêndio possa pegar o veículo ainda em movimento, favorecendo a questão do pânico entre os passageiros. As pessoas podem se colocar em risco ao tentar abandonar o veículo. Não podemos esquecer que a velocidade de propagação do incêndio ônibus é muito rápida haja vista que os materiais que constituem o veículo são pouco resistente a chamas, como plástico, borracha e tecido”, explicou o capitão.
Leia mais:
Polícia busca homem que estuprou e engravidou adolescente morta no Pará
Os passageiros podem auxiliar na identificação do sinistro solicitando que o motorista pare o veículo para ser esvaziado com calma e segurança, principalmente a pessoas com deficiência, idosas e grávidas, por exemplo. Pedestres e outros motoristas devem manter distância do veículo para que não se machuquem no caso explosão.
Se as chamas estiverem no início, o motorista pode fazer uso do extintor de incêndio, item obrigatório pela resolução 556 de 2015 do Conselho Nacional de Trânsito. “Todo transporte coletivo deve ter extintor de incêndio a disposição. Caso não consiga controlar as chamas, deve acionar a nossa central pelo número 193, que fará um filtro da ocorrência para deslocar uma guarnição de Bombeiros mais próxima possível. O nosso canal está disponível 24 horas todos os dias para bem atender a sociedade”, acrescentou o capitão.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar