plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PREVENÇÃO

Universidade Federal pode suspender aulas por causa do coronavírus no Pará

Seguindo recomendações no sentido de preservar a saúde da comunidade acadêmica, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) informou na última sexta-feira (13), que poderá suspender as aulas caso tenha algum caso suspeito de coronavírus. A universidad

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Universidade Federal pode suspender aulas por causa do coronavírus no Pará camera A medida será tomada para preservar a saúde de servidores e estudantes. | Alessandra Serrão/Agência Belém

Seguindo recomendações no sentido de preservar a saúde da comunidade acadêmica, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) informou na última sexta-feira (13), que poderá suspender as aulas caso tenha algum caso suspeito de coronavírus. A universidade informou também que está tomando as medidas no sentido de preservar a saúde de servidores e estudantes.

Uma nota foi enviada à imprensa onde afirmava que no momento não há casos confirmados de coronavírus (COVID-19) no estado do Pará e com isso, as aulas continuarão acontecendo. Mas alerta que se houver alteração no cenário, poderá sim haver a suspensão nas aulas. O Restaurante Popular da Universidade continuará funcionando, mas também pode ser fechado por tempo indeterminado.

Confira a nota enviada à imprensa:

"A Universidade Federal do Oeste do Pará une-se aos esforços de prevenção e combate à COVID-19 e informa à Comunidade Acadêmica que está tomando medidas no sentido de preservar a saúde de servidores e estudantes:

1. Tendo em vista que, até este dia 13 de março de 2020, não há casos confirmados do vírus no estado do Pará, serão mantidas as aulas de graduação e de pós-graduação. Se este cenário for modificado, as aulas podem vir a ser suspensas, o que será avaliado pela Equipe de Saúde da Instituição após consulta aos órgãos de saúde do município e do estado;

2. Será mantido o funcionamento do Restaurante Universitário. Recomenda-se que os usuários observem as orientações do Ministério da Saúde e as informações institucionais emitidas por médica perita da Ufopa, em anexo;

3. Recomenda-se avaliação sobre a manutenção de realização de eventos já programados, tendo em vista evitar aglomeração de pessoas em ambientes fechados ou com pouca circulação de ar;

4. Sugere-se revisão de viagens internacionais, particularmente para os países nos quais há confirmação de mortes pelo coronavírus. Se o servidor optar por cancelar a viagem e se esta estava prevista em período de férias, a equipe da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) está à disposição para orientações sobre a interrupção das férias;

5. Os servidores afastados ou em gozo de férias deverão manter informadas as chefias sobre as localidades em que estiveram em data anterior ao retorno ao trabalho. Se a localidade tiver sido reconhecida como área de risco, caberá à chefia informar à Progep, que orientará sobre os procedimentos a serem tomados;

6. Se um estudante retornar de uma viagem de uma área de risco de contaminação pelo coronavírus, deverá informar imediatamente a coordenação do curso, que em conjunto com a Proen definirá os procedimentos a ser adotados;

7. Nos casos em que um servidor ou estudante manifestar os sintomas da síndrome gripal, como febre, dor no corpo ou tosse, este deverá procurar imediatamente os serviços públicos de saúde, adotar os procedimentos indicados pelos órgãos de saúde e comunicar imediatamente à Instituição, na sua unidade de lotação ou no curso, pelos meios de comunicação digital.

A instituição recomenda seriedade no que tange às orientações de prevenção emitidas pelos órgãos de saúde pública do país e as emitidas pelas autoridades estrangeiras. Solicita ainda serenidade no combate à COVID-19 e conclama a comunidade para que não divulgue notícias falsas ou outras informações que comprometam o esforço coletivo de prevenção ao coronavírus, que alcançou status de pandemia".

INSTITUIÇÕES NO NORTE

Duas Universidades Federais da região Norte já decidiram pela suspensão de aulas e eventos. Uma delas é a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) onde não ocorrem, desde a última sexta-feira (13), aulas e eventos, o anúncio foi feito através do Instagram. Alguns alunos perguntam sobre eventos como colações de grau. A suspensão será por 15 dias e veio logo após a confirmação do primeiro caso no estado.

A Faculdade Faci também comunicou que suspenderá as aulas presenciais, "por ora, sem tempo determinado".

ACOMPANHE!

Já a Universidade Federal de Roraima (UFRR) decidiu suspender o acesso ao público à cerimônia de transmissão de cargo que aconteceria na sexta-feira (13). Na nota, a UFRR informa que cumpre com seu papel social no combate à covid-19.

VEJA!

Ver essa foto no Instagram

Atenção!

Uma publicação compartilhada por Comunicação Social - UFRR (@jornalismoufrr) em

UFPA

A Universidade Federal do Pará, onde nenhum caso de covid-19 foi confirmado, informa, através do site, que um Grupo de Trabalho está sendo instalado e assim divulgou recomendações à comunidade.

Leia!

1) Manter as atividades acadêmicas regulares.

2) Cancelar viagens para o exterior e para estados com confirmação de transmissão comunitária do vírus.

3) Cancelar eventos nacionais e internacionais previstos para ocorrer na UFPA, até junho de 2020.

4) Priorizar a participação por meio de videoconferência para convidados de outros estados ou países previstos na programação de eventos locais.

5) Aos que retornarem do exterior, ou de estados com transmissão comunitária do vírus, permanecer em quarentena por quatorze dias. Nesses casos, a unidade de vínculo do servidor ou do aluno deverá, na medida do possível, providenciar para que as atividades previstas para o período sejam realizadas a distância.

6) Aos que apresentarem sintomas sugestivos de virose respiratória, evitar a ida aos campi da UFPA e fazer contato com a Vigilância Epidemiológica do município de Belém, por meio do telefone (91) 98417-3985, ou com órgãos análogos nos demais municípios, ou com o Ministério da Saúde, por meio do telefone 136. Recomenda-se, ainda, consultar o aplicativo Coronavírus – SUS para informações sobre a doença.

7) Durante todas as atividades cotidianas, dentro e fora dos campi da UFPA, deve-se lavar com frequência as mãos, usando água e sabão, ou higienizá-las com solução de álcool em gel. O uso de máscaras não está recomendado para pessoas sem sintomas da doença.

Ainda segundo a instituição, o GT é composto por pesquisadores da área de saúde, administração, comunicação, gestores de ensino, pesquisa e extensão, representantes de dirigentes de unidades e campi, além de representação estudantil, sob a presidência da professora Rita Medeiros, infectologista do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB).

Com atuação permanente, o grupo avaliará o andamento do cenário da epidemia no país e no Pará e divulgará, quando necessário, novas recomendações.

Na próxima semana, a Universidade lançará uma página web com informações sobre a COVID-19, orientações para cuidados básicos e recomendações atualizadas do Grupo de Trabalho à comunidade.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias