Para estimular a geração de trabalho e renda do artesão paraense, desenvolvendo o seu nível cultural, social e econômico, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), realiza até o próximo domingo (10), a VII Feira Estadual de Artesanato (FESARTE), no HANGAR – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A edição desse ano se une novamente com um dos maiores eventos do segmento: a Feira do Artesanato Mundial (FAM), promovida pela CHARPH Eventos.
Juntas, as Feiras reúnem cerca de 500 expositores do Brasil e do Mundo, produtores de tapeçaria, cerâmica, tecidos, biojóias e metais, em um grande espaço multicultural, no qual os visitantes poderão desfrutar da cultura de 14 estados brasileiros e de 20 países, como Tunísia, Peru, índia, Paquistão, África do Sul, Equador, Turquia, Senegal, Japão, Marrocos, Egito, Tailândia, Quênia, Síria, Líbano e outros.
Durante a manhã, a partir das 9h, o público receberá serviços gratuitos de cidadania, como emissão de carteira profissional; emissão de certidão de nascimento; orientações para cadastro e mapeamento para vagas de emprego. No período da tarde, a partir das 15h, a equipe da Seaster, realiza cadastro para Artesãos e Empreendedores.
Paralelo ao funcionamento da Feira, a programação contará com palestras e oficinas de qualificação profissional, como “Excelência no atendimento”, “Tecnologia para os Negócios”, “Análise de mercado para mulheres empreendedoras” e muito mais. As oficinas são gratuitas e abertas ao público, sem necessidade de inscrição.
Com destaque para a inclusão e diversidade, a feira contará com estandes voltados para pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas e LGBTQI+. Para o titular da Seaster, Inocencio Gasparim, a FAM/FESARTE será um espaço para que todos se sintam acolhidos. “Temos a tarefa de fazer uma feira bonita e moderna, onde as pessoas se sintam felizes e alegres, além de poderem prestigiar a cultura de uma maneira natural e sintam a beleza que o ser humano é capaz de fazer e produzir. Estaremos apoiando as diferenças e a diversidade, é importante que as pessoas reconheçam todos os grupos sociais por aquilo que eles são e por aquilo que produzem”, explica.
Assim, a FAM/FESARTE mais uma vez se consolida como iniciativas que possibilitam a valorização do artesanato regional, além de viabilizar espaços de comercialização e produtos, intercâmbio cultural e inserção socioeconômica do artesão paraense.
Serviço: Feira de Artesanato Mundial/ VII Feira Estadual do Artesanato
Período: 03 a 10 de novembro
Horário: 13h às 22h
Local: HANGAR – Centro de Convenções e Feira da Amazônia
Ingresso: R$10
Ingressos meia entrada: R$5
*Servidores públicos mediante a apresentação do contracheque não pagam entrada
(Agência Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar