plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CARINHO E CUIDADO

Lambeijos! Beijar o pet pode fazer mal à saúde? Saiba

Beijar animais de estimação pode ser perigoso para a saúde? Descubra os riscos e como preveni-los.

Imagem ilustrativa da notícia Lambeijos! Beijar o pet pode fazer mal à saúde? Saiba camera Beijar um cachorro ou um gato pode causar problemas. | (Reprodução)

A expressão de amor e carinho entre humanos e seus animais de estimação é frequente, especialmente em um país como o Brasil, classificado como o terceiro no ranking mundial de animais domésticos, conforme dados do Instituto Pet Brasil (IPB). Os gestos de afeição, como os conhecidos "lambeijos", são comuns, porém, levantam questionamentos sobre sua segurança e saúde.

Tutores que têm o hábito de beijar seus pets na boca frequentemente, se questionam sobre os riscos dessa prática. Especialistas em saúde animal advertem que esse gesto não é recomendável e, caso seja feito, requer certos cuidados.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Embora o contato físico com os animais seja benéfico para fortalecer os laços afetivos e até mesmo para a saúde mental, é aconselhável optar por outras formas de demonstração de carinho, como abraços e cafunés, evitando os "lambeijos" especialmente se o animal apresentar problemas dentários, como tártaro.

Ketlin Costa Moreira, veterinária da Pet de TODOS, destaca que beijar os animais de estimação pode acarretar riscos à saúde, especialmente se os pets tiverem problemas dentários que propiciem o acúmulo de bactérias.

Quer mais notícias de pets? Acesse nosso canal no WhatsApp

"Os animais costumam acumular bactérias em suas bocas, o que pode representar um risco, especialmente para crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico comprometido", alerta a especialista.

Para aqueles que desejam continuar com esse gesto de afeto, a veterinária recomenda uma atenção especial à saúde bucal do animal, incluindo escovação regular e visitas ao veterinário. Dessa forma, os riscos de contrair doenças ou infecções ao beijar o pet são reduzidos significativamente.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Papo de Pet

Leia mais notícias de Papo de Pet. Clique aqui!

Últimas Notícias