plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
COMPRAS NA INTERNET

Pix supera o cartão de crédito e vira o queridinho no Brasil

A pesquisa mostrou ainda que o uso do PIX é famoso entre as classes B, C e D/E na hora das compras pela internet

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pix supera o cartão de crédito e vira o queridinho no Brasil camera O Pix lidera como método de pagamento nas compras online | (Foto: Marcelo Casal Jr / Ag. Brasil)

O Pix se consolidou como a principal forma de pagamento no comércio eletrônico, superando o cartão de crédito. A afirmação é da pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, que foi divulgada na última quinta-feira (31).

Este dado faz parte da pesquisa TIC Domicílios que, há 20 anos, traça um panorama da conectividade no Brasil. Nesta edição, o estudo mostrou que 85% das residências em áreas urbanas têm acesso à internet, um avanço significativo em relação aos 13% registrados em 2005.

Conteúdo relacionado:

Pix é o queridinho dos brasileiros

Em relação ao Pix, 84% dos entrevistados afirmaram utilizar essa modalidade de pagamento nas compras digitais, enquanto 67% mencionaram o uso do cartão de crédito. É importante destacar que uma mesma pessoa pode utilizar diferentes formas de pagamento para suas aquisições online.

Embora a pesquisa TIC Domicílios seja anual, a sondagem sobre o comportamento dos consumidores em relação ao e-commerce ocorre a cada dois anos. Comparando com 2022, a última edição que analisou o comércio eletrônico, houve um aumento de 18 pontos percentuais no uso do Pix.

As classes B (de 63% para 82%), C (de 68% para 86%) e D/E (de 60% para 78%) foram as que apresentaram os maiores crescimentos no uso do Pix. Em contrapartida, o pagamento por boletos bancários caiu quase pela metade, de 43% em 2022 para 24% em 2024, uma redução de 19 pontos percentuais.

Cresce venda online de roupas e calçados

O estudo também destacou que o segmento de roupas, calçados e material esportivo teve o maior crescimento nas compras online, passando de 64% em 2022 para 71% agora. Os cosméticos e itens de higiene pessoal também mostraram aumento, representando 41% das compras, em comparação aos 34% do ano anterior.

Quer mais notícias sobre o Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Outro dado relevante foi o aumento no pagamento por serviços de streaming de música, que subiu de 13% em 2022 para 19% neste ano.

Os aplicativos de lojas para celular foram utilizados por 65% dos consumidores que realizaram compras online, enquanto 22% optaram por realizar suas aquisições através de redes sociais.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Negócios

    Leia mais notícias de Negócios. Clique aqui!

    Últimas Notícias