Um terremoto de magnitude 5,1 aconteceu na noite de sábado (18) na província de Chupaca, região andina de Junín, no Peru, e matou ao menos seis pessoas.
Além disso, o abalo deixou cerca de 30 feridos e destruiu dezenas de residências a aproximadamente 300 quilômetros a leste de Lima. As informações foram confirmadas pelas autoridades peruanas na manhã deste domingo (19).
Leia também:
- Princípio de incêndio em ônibus assusta passageiros em Outeiro
- Influenciadora denuncia assédio sexual durante evento no Pará
O Centro Sismológico Nacional registrou dois tremores com intervalo de apenas 17 minutos. O primeiro aconteceu às 21h24 no horário local, a 24 quilômetros de profundidade.
Em seguida, um segundo abalo de magnitude 3,7 sacudiu a região, dessa vez a 18 quilômetros de profundidade.
Distrito de Chongos Baixo foi o mais atingido
A maior parte dos danos se concentrou no distrito de Chongos Bajo. Nesse local, o monumento religioso Cani Cruz desabou completamente. Além disso, o antigo convento de Santiago de León apresentou falhas estruturais graves.
O Hospital Nacional Daniel Alcides Carrión, em Huancayo, também registrou danos nas instalações e recebeu a maioria dos feridos. Outros impactos registrados na região foram:
- Interrupção no fornecimento de energia elétrica em vários municípios;
- Danos a dezenas de residências nas áreas próximas ao epicentro.
Autoridades confirmam mortes e coordenam resgate
O general Luis Vásquez, chefe do Instituto Nacional de Defesa Civil, confirmou a morte de ao menos cinco pessoas em entrevista à emissora de televisão América.
Depois disso, o Centro Nacional de Operações de Emergência (COEN) atualizou o balanço para seis mortos na manhã de domingo.
As equipes de emergência atuam nas áreas mais afetadas com as seguintes frentes de trabalho:
- Busca e salvamento de vítimas nos escombros;
- Avaliação de danos estruturais e levantamento de necessidades da população desalojada.
Peru é um dos países mais sísmicos do mundo
O Peru está localizado ao longo do Círculo de Fogo do Pacífico, região geológica que concentra 85% de toda a atividade sísmica do planeta.
Por isso, o país enfrenta terremotos com frequência e mantém estruturas permanentes de defesa civil ativas.
Contudo, os tremores de sábado surpreenderam pela intensidade dos danos causados em Chupaca, uma área com histórico de vulnerabilidade a abalos sísmicos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar