plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Romênia autoriza EUA a usar base militar no Mar Negro contra o Irã

Romênia permite que EUA usem bases no Mar Negro. Entenda os impactos dessa decisão na guerra contra o Irã e o reforço militar.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Romênia autoriza EUA a usar base militar no Mar Negro contra o Irã camera A decisão também permite o envio de militares norte-americanos ao território romeno. | (Reprodução/Casa Branca)

O Parlamento da Romênia aprovou nesta quarta-feira (11) uma autorização para que os Estados Unidos utilizem bases militares do país localizadas no Mar Negro no contexto da guerra contra o Irã. A decisão também permite o envio de militares norte-americanos ao território romeno.

Segundo o presidente romeno, Nicușor Dan, o destacamento terá caráter “defensivo”. Antes da aprovação do projeto pelo Legislativo, o chefe de Estado divulgou um comunicado na rede social X explicando os detalhes da cooperação militar.

De acordo com Dan, a expectativa é que os EUA enviem ao país “aviões de reabastecimento, equipamentos de monitoramento e sistemas de comunicação via satélite”.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Com a medida, a Romênia se soma a outros países europeus, e integrantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte, que passaram a se envolver de forma indireta no conflito no Oriente Médio.

Nos últimos dias, França, Reino Unido, Holanda e Itália enviaram embarcações de guerra para o Mar Mediterrâneo. Segundo os governos europeus, o objetivo é reforçar a segurança do Chipre diante da escalada do conflito.

Quer mais notícias do Mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp

A ilha registrou recentemente o primeiro incidente envolvendo forças europeias no contexto da guerra entre Estados Unidos, Israel e Irã. Autoridades locais afirmam que forças iranianas realizaram ataques contra uma base militar britânica instalada no território cipriota.

Situações semelhantes também foram relatadas por Turquia e Azerbaijão, cujos governos acusam o Irã de bombardear instalações localizadas em seus territórios.

Em meio à escalada das tensões, o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou a criação de uma “missão internacional” com o objetivo de reabrir o Estreito de Ormuz. Aproximadamente 20% da produção mundial de petróleo passa pela rota marítima, que foi fechada por autoridades iranianas desde o início da guerra.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!