plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ATAQUES NA MADRUGADA

VÍDEO: EUA e Israel atacam o Irã e elevam tensão no Oriente Médio

Operação conjunta teria como alvo centro de poder em Teerã; explosões são registradas e países fecham espaços aéreos

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia VÍDEO: EUA e Israel atacam o Irã e elevam tensão no Oriente Médio camera Nuvem de fumaça registrada no centro de Teerã após explosões na madrugada deste sábado; operação foi confirmada por autoridades de Israel e dos Estados Unidos. | ( Divulgação)

A madrugada ainda cobria o Oriente Médio quando o silêncio foi rompido por explosões que repercutiram em Teerã. Em poucas horas, o que até então era um cenário de negociações diplomáticas frágeis transformou-se em uma nova e perigosa escalada militar. Estados Unidos e Israel confirmaram ter realizado um ataque contra o Irã neste sábado (28), reacendendo temores de um conflito prolongado na região.

A ofensiva ocorreu pouco depois das 8h no horário de Israel (madrugada no Brasil) e foi anunciada pelo ministro da Defesa israelense, Israel Katz. Segundo ele, a ação teve como objetivo “eliminar ameaças”. A informação foi posteriormente confirmada pelo presidente norte-americano, Donald Trump.

Leia mais:

De acordo com a agência estatal iraniana Islamic Republic News Agency, o principal alvo seria o escritório do Líder Supremo do Irã, Ali Khamenei, localizado no centro de Teerã. A agência informou ainda que o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, está vivo.

Uma fonte de segurança israelense afirmou ao jornal The Times of Israel que a operação foi conduzida de forma conjunta entre Washington e Tel Aviv. Um oficial do governo israelense declarou que o país se prepara para “vários dias de conflito” com o Irã.

Quer ler mais notícias do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!

Relatos da imprensa iraniana indicam que três explosões foram ouvidas no centro da capital, além do registro de uma nuvem de fumaça sobre a cidade. Também houve relatos de detonações nas províncias de Lorestan e Kermanshah. Após o ataque, tanto Irã quanto Israel anunciaram o fechamento de seus espaços aéreos. Em comunicado, o Ministério dos Transportes israelense pediu que a população não se dirija aos aeroportos “até novo aviso”.

Pelas redes sociais, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou que a missão foi batizada de “Operação Fúria Épica”.

Negociações frustradas

A ação militar ocorre logo após o encerramento, sem avanços concretos, das negociações entre Estados Unidos e Irã sobre o programa nuclear iraniano. As conversas foram interrompidas na sexta-feira (27), com previsão de retomada na próxima semana.

Na véspera do ataque, Trump afirmou não estar satisfeito com o andamento das tratativas. “Temos uma grande decisão a tomar, que não é fácil. Eu preferiria resolvê-la de forma pacífica, mas quero dizer que essas pessoas são muito perigosas e difíceis”, declarou.

Retirada preventiva

O clima de instabilidade já havia levado o governo norte-americano a autorizar, na sexta-feira, a saída de funcionários não essenciais e familiares da missão diplomática dos EUA em Israel. Em comunicado divulgado pela embaixada em Jerusalém, o Departamento de Estado citou “riscos crescentes de segurança” diante do aumento das tensões regionais envolvendo o Irã.

O alerta também indicou que novas restrições podem ser impostas sem aviso prévio em áreas como a Cidade Velha de Jerusalém e a Cisjordânia. Além disso, cidadãos norte-americanos foram orientados a considerar deixar Israel enquanto ainda houver voos comerciais disponíveis um sinal de que Washington trabalha com a possibilidade de rápida deterioração do cenário de segurança.

Com espaços aéreos fechados, negociações suspensas e declarações duras de ambos os lados, o ataque deste sábado inaugura um novo capítulo na já delicada relação entre Irã, Israel e Estados Unidos com efeitos imprevisíveis para a estabilidade do Oriente Médio.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!