plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
"AUMENTE O VOLUME"

Prefeito eleito de Nova York, muçulmano e democrata, desafia Trump

Zohran Mamdani, primeiro muçulmano a comandar a cidade, rebate ataques do presidente americano, defende imigrantes e afirma que Nova York será "a luz em tempos de escuridão política".

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Prefeito eleito de Nova York, muçulmano e democrata, desafia Trump camera O prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani, conquistou uma vitória histórica na última terça-feira (4). | Reprodução/Instagram

Em um país marcado por tensões políticas e polarização crescente, a vitória de Zohran Mamdani para a Prefeitura de Nova York foi recebida como símbolo de renovação e diversidade. Na noite da última terça-feira (4), o democrata, filho de imigrantes, subiu ao palco do teatro Brooklyn Paramount diante de uma multidão entusiasmada para agradecer aos eleitores e enviar um recado direto ao presidente Donald Trump, seu principal adversário simbólico na disputa.

"Donald Trump, como eu sei que você está assistindo, tenho quatro palavras para você: 'Turn the volume up' ['Aumente o volume', em inglês]", declarou Mamdani, arrancando aplausos e gritos do público.

CONTEÚDO RELACIONADO

O novo prefeito, de 24 anos, tornou-se o primeiro muçulmano a assumir o comando da maior cidade dos Estados Unidos e destacou a importância dos imigrantes na formação e no cotidiano nova-iorquino. "Nova York vai continuar sendo uma cidade de imigrantes. Uma cidade construída por imigrantes, impulsionada por imigrantes, e, assim como nesta noite, liderada por imigrantes", afirmou.

Quer mais notícias internacionais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.

Ao longo de seu discurso de 25 minutos, Mamdani alternou momentos de provocação e esperança, relembrando as dificuldades da campanha marcada por ataques de Trump, que chegou a chamá-lo de "comunista" e "inimigo dos judeus". O republicano ainda ameaçou cortar recursos federais da cidade caso o jovem socialista vencesse a eleição.

TOM DESAFIANTE

Mesmo diante das críticas, Mamdani manteve o tom desafiante: "Então me ouça, presidente Trump, quando eu digo: Para chegar a qualquer um de nós, você terá que passar por todos nós."

A reação nas redes sociais e nas ruas foi imediata. Milhares de apoiadores celebraram a vitória, muitos deles imigrantes e jovens voluntários que se mobilizaram durante meses em uma campanha descrita pela imprensa americana como "a mais orgânica da década". Vídeos virais e ações de base garantiram a Mamdani uma ascensão meteórica na política local.

"DERRUBAMOS UMA DINASTIA"

Em seu discurso, o prefeito eleito também reservou espaço para criticar o ex-governador Andrew Cuomo, a quem derrotou nas urnas: "Meus amigos, derrubamos uma dinastia política. Desejo a Andrew Cuomo tudo de bom em sua vida privada. Mas que esta noite seja a última vez que eu pronuncie seu nome."

Mamdani encerrou sua fala exaltando a classe trabalhadora e os imigrantes que sustentam o ritmo da cidade: os entregadores de bicicleta, cozinheiros, taxistas e enfermeiras vindos de todas as partes do mundo. "A próxima geração de nova-iorquinos que se recusa a aceitar que a promessa de um futuro melhor seja uma relíquia do passado", disse ele, prometendo governar inspirado no legado do ex-prefeito Fiorello LaGuardia.

"Se alguém pode mostrar a uma nação traída por Donald Trump como derrotá-lo, é a cidade que o viu nascer. Neste momento de escuridão política, Nova York será a luz", finalizou, sob aplausos que ecoaram como prenúncio de uma nova era na política americana.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias