
Nesta segunda-feira (06), Lula e Trump conversaram por telefone. Na pauta, os presidenciáveis trataram de assuntos como comércio e economia.
Em um gesto favorável, Trump declarou ter gostado de Lula. “Eu tive uma ótima conversa com o presidente do Brasil. Ele é um bom homem”, disse o líder norte-americano ao ser questionado sobre telefonema com Lula.
Em conversa com jornalistas no Salão Oval, o presidente republicano afirmou ainda que pretende “fazer negócios” com o líder brasileiro. No entanto, evitou responder se planeja reduzir a tarifa de 50% aplicada aos produtos do Brasil.
O presidente americano disse ainda que pretende se reunir em breve com Lula, mas não deixou claro se o encontro ocorrerá na COP, em Belém. “Em algum momento eu irei [ao Brasil] e ele vai vir aqui [nos EUA]”, disse o presidente dos EUA. “Nós conversamos sobre isso”.
Quer mais notícias sobre Mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp
Conversa com Trump
O Itamaraty informou que a ligação entre os presidentes durou cerca de 30 minutos e relembrou a "boa química" entre os líderes na 80ª Assembleia Geral da Onu.
Além da tarifa norte-americana aplicada às exportações brasileiras, Lula pediu a Trump que reavaliasse as sanções impostas pelos Estados Unidos a autoridades do Brasil.
Ao final do encontro, o presidente norte-americano encarregou o chefe da diplomacia dos EUA, Marco Rubio, de conduzir as negociações referentes ao aumento tarifário daqui em diante.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar