plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
TENSÃO

Trump envia caças F-35 e aprofunda crise com a Venezuela

A crise EUA-Venezuela se intensifica com o envio de caças F-35 para Porto Rico, elevando tensões e levantando questões sobre a legalidade das ações militares.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Trump envia caças F-35 e aprofunda crise com a Venezuela camera Como armas de última geração com especialização em ataque em terra, os F-35 supostamente serão empregados contra bases. | Depositphotos

A crise entre Estados Unidos e Venezuela escalou nesta sexta-feira (5) com a revelação de que Donald Trump ordenou o envio de dez caças avançados F-35 para Porto Rico, território americano no Caribe, para participar do que Washington chama de missão contra o narcotráfico.

Os aviões vão participar, segundo relatos feitos à mídia americana pelo Pentágono, de ações contra cartéis de drogas. Como armas de última geração com especialização em ataque em terra, os F-35 supostamente serão empregados contra bases.

Isso elevaria ainda mais a tensão na região, exacerbada desde que Trump enviou uma frota naval considerável, com sete embarcações e 4.500 fuzileiros, para lidar com a questão do tráfico. Até aqui, os EUA operavam de forma conjunta com forças nacionais em operações policiais contra o problema, não sozinhos e com militares.

Na terça (2), Trump anunciou ter destruído um pequeno barco que segundo ele levava drogas da Venezuela para os EUA. O governo de Nicolás Maduro, que é indiciado sob acusação de tráfico em Nova York desde 2020, reagiu e disse que o vídeo da ação era fake.

Não ficou provada montagem. Desde o começo da semana, Maduro afirma que o interesse dos EUA é derrubá-lo e colocar um governo marionete em Caracas a fim de ter acesso livre às maiores reservas de petróleo do planeta.

Quer saber mais notícias sobre o mundo? Acesse nosso canal no Whatsapp

Os venezuelanos têm recursos limitados para reagir militarmente aos EUA, e só a frota de sete embarcações enviadas por Washington têm mais poder de fogo do que toda as forças de Maduro.

Conteúdos relacionados:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias