plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOVA MODALIDADE

Pix parcelado ou cartão de crédito? Veja qual é mais vantajoso

Nova modalidade de crédito promete parcelamento instantâneo, mas tem custos; veja como comparar com o cartão de crédito

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pix parcelado ou cartão de crédito? Veja qual é mais vantajoso camera Entenda como funciona a novidade do BC e compare com o parcelamento no cartão de crédito. | Bruno Peres/Agência Brasil

O Banco Central planeja lançar oficialmente o Pix parcelado em setembro, mas alguns bancos já oferecem a opção. Apesar do Pix tradicional não ter custo, muitos clientes se confundem e acreditam que o parcelamento também é gratuito. Porém, na verdade, trata-se de um produto de crédito, sujeito a juros e taxas, e que deve ser avaliado com atenção antes de ser usado.

O Pix parcelado funciona como um empréstimo pessoal. Ao abrir o aplicativo do banco para fazer um pagamento, o cliente pode optar pelo parcelamento, visualizando o número de parcelas, os juros e demais custos aplicáveis. O valor é transferido imediatamente ao destinatário, enquanto as parcelas são descontadas mensalmente da conta corrente.

Conteúdos relacionados:

Cada instituição define limites e taxas individualmente, levando em consideração a renda, o perfil de gastos e o histórico de inadimplência do cliente. De forma geral, os bancos distribuem o limite total do cliente entre diferentes produtos de crédito, como cartão de crédito, CDC (Crédito Direto ao Consumidor) ou cheque especial. Com isso, ao usar o Pix parcelado, o cliente pode reduzir o limite disponível em outros produtos financeiros.

Ainda existem pontos a serem padronizados pelo Banco Central, como a criação de uma área no aplicativo para listar todas as parcelas pendentes, permitindo que o cliente acompanhe o endividamento com mais facilidade.

Pix parcelado ou cartão de crédito: qual escolher?

Para avaliar a melhor opção, é preciso comparar juros, impostos e taxas. Como o Pix parcelado ainda não foi regulamentado, os bancos aplicam políticas de cobrança próprias, geralmente com base no crédito pessoal.

No Brasil, o crédito mais caro é o rotativo do cartão de crédito, enquanto o consignado do INSS é o mais barato. Uma mudança na legislação, que entrou em vigor em janeiro de 2024, limitou os juros do rotativo a 100% ao ano, enquanto o consignado do INSS tinha média de 24,3% ao ano em junho de 2025, segundo dados do Banco Central. Já o crédito pessoal, fora o consignado, apresentava juros médios de 108,6% ao ano, um parâmetro útil para analisar o Pix parcelado.

Quer mais notícias direto no celular? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!

Quando o parcelamento do cartão de crédito é sem juros, ele tende a ser mais vantajoso que o Pix parcelado. Porém, se houver cobrança de juros no cartão, o Pix parcelado pode se tornar mais competitivo, considerando as taxas médias do mercado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias