
Em um continente que já lida com tensões geopolíticas, mudanças climáticas e crises energéticas esporádicas, a manhã desta segunda-feira (28) trouxe mais um motivo de alerta para a Europa. Habitantes de várias regiões acordaram diante de um cenário incomum: cidades às escuras, comunicações falhando e sistemas de transporte paralisados.
Por volta de 12h30 no horário local (cerca de 7h da manhã no Brasil), um apagão generalizado atingiu toda a Espanha, com reflexos imediatos em boa parte de Portugal e também no sul da França. Ao todo, estima-se que mais de 40 milhões de pessoas estejam sendo afetadas pela interrupção do fornecimento de energia elétrica.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Explosão em subestação deixa bairros sem energia em Belém
- Conheça a cidade medieval que parece ter parado no tempo
A situação é crítica. Grandes centros urbanos como Sevilha, Barcelona e Pamplona enfrentam falta de energia total. O metrô parou de funcionar, redes de Wi-Fi foram interrompidas e até os serviços de emergência enfrentam dificuldades operacionais.
A operadora elétrica espanhola ainda não esclareceu as causas exatas da queda de energia, mas investiga possibilidades que vão desde uma falha generalizada de conexão na Península Ibérica até a hipótese mais alarmante: um possível ataque cibernético.
Quer mais notícias do Mundo? acesse o nosso canal no WhatsApp
Outros países europeus, como Bélgica, Alemanha e Itália também relataram quedas pontuais de energia, levantando preocupações sobre a extensão real do problema e sua origem.
As investigações seguem em curso enquanto autoridades tentam restabelecer os serviços essenciais e entender o que desencadeou um dos maiores apagões da história recente da região.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar