plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
ALERTA PARA TSUNAMI

Terremoto atinge Japão; país emite alerta de tsunami

O alerta de tsunami foi emitido para as localidades de Miyazaki e Kochi, que ficam perto do epicentro do terremoto. Confira!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Terremoto atinge Japão; país emite alerta de tsunami camera Tudo sobre o alerta de tsunami e suas implicações | Imagem: Reprodução/Usgs

Os tsunamis são ondas gigantes que se formam nos oceanos, geralmente causadas por abalos sísmicos e outros fenômenos relacionados ao movimento das placas tectônicas. Também podem ser provocados por eventos externos, como a queda de meteoritos. Essas ondas se deslocam em alta velocidade, com comprimento que varia entre 100 km e 500 km. No entanto, ao se aproximarem da costa, perdem velocidade e aumentam em altura, podendo alcançar de 30 a 40 metros.

Na última segunda-feira (13), um terremoto de magnitude preliminar de 6,9 graus na Escala Richter levou à emissão de um alerta de tsunami para cidades do Japão. O tremor ocorreu às 21h19 no horário local (às 9h19 no horário de Brasília), no mar Hyuga, parte do Oceano Pacífico, a uma profundidade de 30 quilômetros, conforme informou a agência de notícias japonesa NHK.

Leia mais:

As províncias de Miyazaki e Kochi, localizadas próximas ao epicentro, receberam o alerta de tsunami. As autoridades orientaram os moradores dessas regiões a se afastarem da costa e das margens dos rios por segurança.

Ondas de 20 centímetros atingiram o porto de Miyazaki às 21h48, enquanto a cidade de Tosashimizu, em Kochi, foi impactada por ondas de 10 centímetros. Apesar da altura relativamente baixa, as autoridades alertaram para a possibilidade de aumento no tamanho das ondas e instabilidade nas águas. A previsão inicial indicava que as ondas poderiam alcançar até 1 metro, o que não se concretizou.

Quer ler mais notícias do Mundo? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

O alerta de tsunami foi suspenso às 23h52 no horário local (às 11h52 no horário de Brasília). Não houve registros de feridos ou danos materiais significativos.

Outras regiões, como Wakayama, Hiroshima, Tokushima, Ehime, Kagoshima, Tanegashima, Yakushima, ilhas Amami e ilhas Tokara, também foram alertadas sobre o risco de elevação do nível do mar, mas sem previsão de impactos destrutivos.

Não há relatos de danos estruturais. A agência Associated Press informou que nenhuma usina nuclear foi afetada pelo tremor.

O Japão, situado no Círculo de Fogo do Pacífico, é frequentemente atingido por terremotos. O mais devastador deles ocorreu em março de 2011, com magnitude de 9,1 graus, resultando na morte de 19,7 mil pessoas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias