Ele tem um pelo curto e sedoso, olhos grandes e se parece com um bichinho de pelúcia. Esta é a descrição do Lóris, um tipo de primata que é encontrado apenas na Ásia. O que nem todos sabem é que o animal, mesmo com uma aparência tão amigável, é venenoso e pode matar um homem com apenas uma mordida.
O lóris-lento possui glândulas sudoríparas localizadas na parte interna dos cotovelos, que secretam uma toxina venenosa. Quando ameaçado, ele lambe essas glândulas, misturando essa toxina com sua saliva, tornando essa mistura fatal.
Infelizmente, esse bichinho é vítima do tráfico de animais silvestres, pois são vendidos como pets. Por isso mesmo há um grande esforço de conservação para protegê-los. Um deles está sendo realizado na Indonésia, lar do lóris-lento-de-java (Nycticebus javanicus).
Recentemente dez deles foram transportado para uma região para repovoar onde a espécie não ocorre mais risco de sobrevivência.
O processo envolveu a parceria de diversas entidades públicas e organizações não-governamentais, entre elas a Agência de Conservação de Recursos Naturais de Java Ocidental e a International Animal Rescue, os animais passaram por um processo de quarentena, durante o qual foram realizados diversos exames para garantir seu bom estado de saúde.
- Quer mais notícias internacionais? Acesse nosso canal no WhatsApp
Após essa etapa, os dez lóris receberam GPS, para que possam ser monitorados por pesquisadores. Só depois disso é que eles foram soltos no Mount Kendeng National Park Resort, em Sukabumi, o novo lar dos machos Petruk, Yuda e Gareng e as sete fêmeas, Alon, Citas, Kunthi, Madrim, Bestari, Kajol e Loni.
“Esta soltura representa o ápice de esforços extensos e cuidadosos para resgatar, reabilitar e reintroduzir esses lóris-lentos na natureza. Esperamos que este marco não só beneficie o bem-estar dos animais, mas também contribua com dados valiosos para nossa compreensão e preservação das populações da espécie em Java”, diz Argitoe Ranting, diretor de operações da organização YIARI.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar