O deslizamento de terra é um fenômeno geológico que ocorre quando uma massa de solo, rochas e detritos se move ladeira abaixo, muitas vezes de forma repentina e violenta. Esse tipo de movimento de massa pode ser desencadeado por diversos fatores
Um deslizamento de terra em Papua-Nova Guiné resultou em pelo menos 670 mortos, conforme estimativa da Organização Internacional para as Migrações da ONU (OIM). Segundo a agência, 150 casas foram soterradas na última sexta-feira (24).
"Eles estão estimando que mais de 670 pessoas estão soterradas neste momento", afirmou Serhan Aktoprak, chefe da OIM, à Associated Press. Um vilarejo inteiro foi soterrado durante o episódio.
Conteúdos relacionados:
- Adesão de europeus à Palestina aumenta isolamento de Israel
- Cartas de centuriões romanos são descobertas no Egito
- Anticoncepcional para homem: novo estudo avança nos EUA
Inicialmente, as autoridades acreditavam que 60 residências haviam sido atingidas e que 100 pessoas tinham morrido. No entanto, os números foram revisados após uma análise mais detalhada do total de casas soterradas.
Até este domingo (26), apenas cinco corpos foram recuperados durante as buscas. As vítimas estão enterradas a uma profundidade de 6 a 8 metros.
Imagens da região mostram uma enorme avalanche de pedras e terra que desceram de uma colina coberta de vegetação até o fundo de um vale. Vídeos exibem dezenas de pessoas cavando entre as rochas e a terra, chorando ou tentando ouvir sons de possíveis sobreviventes.
PortalaquiG4 Papua Nova Guiné um deslizamento soterrados mais de cem residências pic.twitter.com/1hFYrJrJgf
— valenttedorosanorte (@valenttedo68210) May 24, 2024
O deslizamento ocorreu na madrugada de sexta-feira, enquanto os moradores da região dormiam. A rodovia de acesso ao vilarejo foi bloqueada pela terra, e as autoridades estão utilizando helicópteros para realizar a operação de resgate.
As equipes de resgate estão trabalhando principalmente na província de Enga, a cerca de 600 km da capital do país. Devido à natureza pontual dos deslizamentos, os trabalhos estão sendo realizados sob intenso risco.
O governador da província de Enga, Peter Ipatas, relatou que o deslizamento causou "perdas de vidas e de propriedades".
Papua-Nova Guiné frequentemente enfrenta fortes chuvas, mas o ano de 2024 tem registrado chuvas e inundações ainda mais intensas. Em março, pelo menos 23 pessoas morreram em um deslizamento de terra.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar