O terceiro grupo de brasileiros e seus familiares chegou ao Egito após deixar a Faixa de Gaza nas primeiras horas desta quinta-feira (21), utilizando a passagem de Rafah.
As autoridades israelenses concederam autorização para 34 pessoas deixarem o território geográfico, com o número total de brasileiros e familiares que completaram o processo a ser divulgado após o término da operação.
Conteúdos relacionados:
- Israel x Palestina: como surgiu e o que é a Faixa de Gaza?
- Israel diz ter atingido mais de 300 alvos do Hamas em Gaza
Segundo a CNN, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), o KC-30, decolou do Rio de Janeiro às 8h20 (horário local), com destino ao Cairo, Egito, para realizar a repatriação. A carga a bordo inclui seis toneladas de purificadores e kits voltaicos.
Quer ver mais notícias do mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp.
A chegada do grupo está prevista para sábado (23), às 8h, na Base Aérea de Brasília. Esta é a terceira operação de resgate de Gaza, desencadeada após Israel verificar as restrições aos pedidos de repatriação do Brasil, permitindo a saída de 16 pessoas.
Em 8 de dezembro, Israel vetou 24 nomes enviados pelo Brasil, resultando na desistência de muitas pessoas que não queriam deixar familiares para trás. Ao final, apenas 47 das 102 pessoas que solicitaram resgate retornaram ao Brasil.
Agora, com a liberação de 16 pessoas anteriormente vetadas, familiares que desistiram da viagem também terão a oportunidade de retornar ao Brasil.
Das 34 pessoas autorizadas a deixar Gaza nesta quinta-feira, 16 possuem dupla nacionalidade, 17 são palestinas e uma é classificada como internacional. Contudo, oito pessoas permaneceram impedidas de deixar Gaza, sem esclarecimento sobre os motivos dos vetos, de acordo com fontes diplomáticas.
A solicitação para a revisão dos vetos foi feita pessoalmente pelo Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, pelo Chanceler de Israel, Eli Cohen, durante uma reunião em Buenos Aires, em 9 de dezembro.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar