plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$

COLOSSAL

Cientistas acham possível maior buraco negro do universo

Anomalia localizada pelo telescópio Hubble tem uma massa 33 bilhões de vezes maior que a do Sol.

Imagem ilustrativa da notícia Cientistas acham possível maior buraco negro do universo camera Buraco negro colossal pode ser o maior já encontrado por cientistas | Reprodução

Um dos fenômenos mais impressionantes da física e da astronomia diz respeito ao surgimento e existência de buracos negros. Tais anomalias são, por si só, um grande mistério, pois desde que a física quântica foi desenvolvida, os cientistas ainda buscam muitas respostas sobre estas ocorrências no vasto universo.

E um grupo de astrônomos fizeram uma descoberta impressionante ao identificar um buraco negro "ultramassivo" com uma massa 33 bilhões de vezes maior que a do Sol, localizado a centenas de milhões de anos-luz de distância.

Veja também:

Balão espacial vai oferecer viagem na estratosfera em 2025

Priorize assentos do lado esquerdo do avião; saiba o motivo

De acordo com um estudo publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, este pode ser um dos maiores buracos negros já encontrados, uma vez que acredita-se que os buracos negros não possam crescer muito além disso. O autor do estudo, James Nightingale, expressou a dificuldade de compreender a magnitude dessa descoberta.

Para determinar o tamanho desse buraco negro, os cientistas utilizaram a técnica da lente gravitacional. Objetos supermassivos, como galáxias, podem exercer uma atração gravitacional tão intensa que desvia os raios de luz. Dessa forma, as galáxias são "separadas" e apenas a que está em primeiro plano é analisada.

Nesse caso específico, os astrônomos observaram imagens de galáxias distantes capturadas pelo telescópio Hubble e encontraram uma galáxia que estava causando esse "efeito de lente". Nightingale e seus colegas utilizaram computadores para determinar que tipo de buraco negro seria capaz de criar a forma observada na imagem, e assim determinaram o tamanho do buraco negro localizado no centro da galáxia em primeiro plano, um dos maiores já detectados.

Essa técnica também pode ser empregada no estudo de buracos negros inativos, algo que não é possível em galáxias distantes. De acordo com os pesquisadores, a descoberta desse buraco negro ultramassivo "empurra os limites da cosmologia" e pode auxiliar na detecção de mais buracos negros além do universo local, revelando como esses objetos evoluíram ao longo do tempo cósmico.

O QUE É UM BURACO NEGRO?

Um buraco negro é uma região do espaço com uma gravidade extremamente intensa, da qual nada, nem mesmo a luz, consegue escapar. Ele é formado pelo colapso de uma estrela massiva, na qual a matéria é comprimida em uma região tão minúscula que a força gravitacional se torna infinita. Por essa razão, um buraco negro é uma espécie de "buraco" no espaço-tempo, onde as leis da física convencional não se aplicam.

Essa região é chamada de horizonte de eventos, que é o ponto de não retorno, onde nada pode escapar da atração gravitacional do buraco negro. Embora os buracos negros sejam invisíveis, eles podem ser detectados pelos efeitos gravitacionais que causam nos objetos ao seu redor. São objetos extremamente fascinantes e desafiadores para a ciência e a astronomia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.