plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$

CEMITÉRIO MEDIEVAL

Arqueólogos russos encontram imagem antiga de Jesus

Artefato iconográfico é de origem bizantina

Imagem ilustrativa da notícia Arqueólogos russos encontram imagem antiga de Jesus camera O artefato iconográfico, com as representações de Jesus Cristo e João Batista, foi encontrado em um assentamento medieval. | Foto: Instituto de Arqueologia da Academia Russa de Ciência

Equipes de arqueólogos russos encontraram uma antiga imagem iconográfica de Jesus Cristo, da era bizantina, em um cemitério medieval. A descoberta impressionante foi anunciada no site do Instituto de Arqueologia da Academia Russa de Ciência.

Os pesquisadores encontraram o artefato em um assentamento medieval durante as obras de construção da rodovia de alta velocidade Moscou–Kazan, que cobria uma área de 35 mil metros quadrados e um cemitério cristão.

Cemitério onde a imagem antiga foi encontrada
📷 Cemitério onde a imagem antiga foi encontrada |Foto: Instituto de Arqueologia da Academia Russa de Ciência

As escavações exumaram mais de 40 sepulturas, uma das quais tinha uma mulher com idade entre 16 e 25 anos, enterrada com uma manta bordada com a representação de Jesus Cristo e João Batista.

O tecido mede pouco mais de 12 centímetros (cm) de comprimento por 5,5 cm de largura e é feito de duas partes conectadas por uma costura vertical composta de uma fita dourada trançada. O forro do tecido não resistiu ao tempo, mas uma inspeção microscópica encontrou restos de casca de bétula e perfurações de agulha ao longo das bordas inferior e superior.

📷 O artefato iconográfico, com as representações de Jesus Cristo e João Batista, foi encontrado em um assentamento medieval. |Foto: Instituto de Arqueologia da Academia Russa de Ciência

Os cientistas deduzem que o tecido foi adornado com seda escura. Sobre a descoberta, os pesquisadores comentaram ser “o mais alto nível de artesanato, sutileza e elegância da joalheria foi usado ​​para fazer este bordado em miniatura”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.