A ativista sueca Greta Thunberg, foi detida em Oslo na Noruega na manhã desta quarta-feira (01) durante um ato com indígenas locais contra a instalação de turbinas eólicas em áreas pertencentes ao povo originário Sami.
Após bloquear uma das portas do Ministério das Finanças, a mulher junto de outros ativistas foram detidos. Ainda não há informações se Greta já foi liberada ou continua presa.
O protesto
Na região de Fosen, indígenas e ambientalistas pedem que o governo do paóis remova as turbinas eólicas onde ficam as terras de Sami. No ano passado, a Suprema Corte da Noruega em uma decisão chegou a afirmar que os dois parques eólicos que foram construídos no centro da Noruega violaram os direitos do povo originário.
16 meses após a decisão judicial, as turbinas ainda permanecem em operação e, por esse motivo, manifestantes decidiram bloquear nos últimos dias o acesso a vários prédios do governo em Oslo.
Politiet ser nå ut til å forberede å aksjonere mot blant andre Greta Thunberg ved Finansdepartementet, der ti Fosen-aktivister sperrer hovedinngangen. pic.twitter.com/ZZZwIB6FON
— Filter Nyheter (@FilterNyheter) March 1, 2023
Politiet registrerer ID-en til Greta Thunberg før hun og de andre aktivistene trolig blir anholdt og båret bort. pic.twitter.com/gTMJeRZr1b
— Filter Nyheter (@FilterNyheter) March 1, 2023
På utsiden av sperringene får sivil ulydighet-aksjonistene støtte fra mange andre demonstranter: pic.twitter.com/1FqkqwgLpT
— Filter Nyheter (@FilterNyheter) March 1, 2023
Politiet bærer bort aktivister nå: pic.twitter.com/RMY5J1BI9z
— Filter Nyheter (@FilterNyheter) March 1, 2023
Stort pressekorps ga litt kaotiske scener da politiet bar bort Greta Thunberg: pic.twitter.com/cuPHi0B0S9
— Filter Nyheter (@FilterNyheter) March 1, 2023
Greta Thunberg lenker seg nå fast ved Klima- og miljødepartementet, like etter å ha blitt anholdt ved Finansdepartementet. pic.twitter.com/sdMHhkW1tg
— Filter Nyheter (@FilterNyheter) March 1, 2023
Habitantes da região há milhares de anos, segundo a Unesco, os Sami hoje são uma população composta por 80 mil pessoas. Esse povo vive principalmente no norte da Noruega, da Finlândia, da Rússia e da Suécia, entretanto, o grupo vem sendo ameaçado pela expansão de ferrovias, a exploração de madeira e a construção de barragens na região.
Greta detida na Alemanha
A ambientalista já foi detida outras vezes, a última foi durante uma manifestação no dia 17 de janeiro contra a demolição de uma vila na Alemanha para a reativação de uma mina de carvão. Na época, o governo alemão pretendia reativar a mineração na região para compensar a crise de energia causada pela guerra da Rússia com a Ucrânia.
Leia também:
São Félix do Xingu: escavadeiras são apreendidas em garimpo
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar