Leonardo da Vinci, o gênio renascentista, não foi somente um mestre nas artes plásticas, mas também um inventor revolucionário. Á frente de seu tempo, desenvolvendo planos de engenharia e máquinas voadoras que não conseguiram ser testadas em sua época devido a limitações tecnológicas. Agora, uma de suas invenções acaba de sair do papel após 500 anos.
Entre seus projetos, destaca-se o de um helicóptero muito particular, inspirado no Parafuso de Arquimedes. Com base na ideia, estudantes da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, resolveram demonstrar que a invenção de Leonardo seria capaz de funcionar perfeitamente.
Depois de uma série de simulações, os cientistas criaram protótipos de drones baseados nos desenhos de da Vinci. Para construir o equipamento, os pesquisadores usaram materiais modernos como: plástico e alumínio com motores elétricos, baterias e um sistema de controle.
Veja também:
- Pirâmides podem desaparecer devido às mudanças climáticas
- Floresta com árvores de 40m é achada em caverna na China
- Robô que deveria limpar Chernobyl "morre" em minutos
O dispositivo funciona exatamente como Leonardo previu nos planos que desenvolveu na década de 1480.
O drone tem quatro asas em forma de saca-rolhas feitas de plástico, mas em vez de ser girada manualmente, como da Vinci propôs, elas são alimentadas por baterias e motores elétricos. Assim como os drones de hoje, esse dispositivo depende de pequenas mudanças na velocidade da hélice.
VEJA O VÍDEO:
Segundo os alunos, o projeto do gênio também seria capaz de funcionar em grande escala. Isso quer dizer que ele poderia ser aplicado no desenvolvimento de uma máquina grande o suficiente para transportar um ser humano.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar