plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
IMAGENS INCRÍVEIS

'Sapo com olhos esbugalhados' ganha prêmio de fotografia

Fotografia chamada "Uma luz nas sombras" é de Roberto Garcia Roa, biólogo evolutivo na Universidade de Lund, na Suécia

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia 'Sapo com olhos esbugalhados' ganha prêmio de fotografia camera Foto intitulada "Uma luz nas sombras" | Roberto García Roa⁠/Reprodução/British Ecological Society

Todo ano, a Sociedade Britânica de Ecologia promove um concurso de fotografia focado na beleza da fauna e da flora, chamado "Capturando Ecologia". Neste ano, a foto vencedora foi de um sapo que vive na floresta amazônica de Tambopata, na selva do Peru.

Na imagem, o animal aparece com olhos esbugalhados e fosforescentes, que brilham na escuridão. A foto impressionante é do biólogo, Roberto Garcia Roa, da Universidade de Lund, na Suécia, e foi inscrita com o nome "Uma luz nas sombras".

A vice-campeã foi a foto de uma fêmea de leopardo que corre atrás da caça para a família. Intitulada "A surpresa do leopardo", a foto congela a tentativa fútil de uma mãe leopardo determinada a alimentar seu filhote. Os leopardos não costumam caçar durante o dia, mas o choro do filhote significava que a fêmea precisava tentar. O fotógrafo lembrou que a mãe leopardo precisou de quatro tentativas para matar a presa.

Foto intitulada "A surpresa do leopardo"
📷 Foto intitulada "A surpresa do leopardo" |⁠Peter Hudson/Reprodução/British Ecological Society

Entre os estudantes, a foto vencedora de Sam Eberhard, um aluno de Estudos Ambientais e Biologia da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz. Inscrita como Takeout, algo como "Bater em retirada" em português, a fotografia mostra 'um momento de intensa ação em Haystack Rock em Cannon Beach, Oregon'. O autor descreve a foto como: "Uma águia careca agarrou um airo comum do topo da rocha e está fugindo com sua refeição em meio a uma multidão de gaivotas ocidentais".

Foto intitulada, "Bater em retirada"
📷 Foto intitulada, "Bater em retirada" |Sam Eberhard⁠/Reprodução/British Ecological Society

Na categoria Ecologia em Ação, o vencedor também foi Roberto Garcia Roa, com o registro "Bruma". A imagem mostra uma fêmea de águia-de-bonelli morta após ser eletrocutada por linhas elétricas. Como Bruma (o nome do animal) tinha um GPS no corpo desde que nasceu, a morte dela ajudará ambientalistas a identificar linhas elétricas que representam um risco aos animais.

Foto intitulada "Bruma" a (o nome do animal)
📷 Foto intitulada "Bruma" a (o nome do animal) |Roberto Garcia Roa⁠/Reprodução/British Ecological Society

Na categoria "Indivíduos e Populações", o aluno vencedor foi Jennifer Holguin, Universidade do Texas em El Paso. A imagem, intitulada "O picanço ataca novamente", mostra um lagarto com chifres de cauda redonda deixado com a boca aberta, empalado por um picanço, que devorou boa parte dele.

Foto intitulada "O picanço ataca novamente"
📷 Foto intitulada "O picanço ataca novamente" |Jennifer Holguin⁠/Reprodução/British Ecological Society

Na mesma categoria, a foto que ganhou menção honrosa foi essa, chamada "Veado orgulhoso", que mostra um veado vagando em um parque do Reino Unido, durante o outono. A imagem foi registrada por Joshua Copping.

Foto "Veado orgulhoso"
📷 Foto "Veado orgulhoso" |Joshua Copping⁠/Reprodução/British Ecological Society

Na categoria "Pessoas e Natureza", a vencedora foi a foto que num primeiro olhar parece normal, registrada por Andreas Eich, da No-Trash Triangle Initiative. Intitulada "Novo lar plástico", ela mostra um caranguejo com uma tampa de plástico como casa, na Indonésia.

A foto Pesquisa subaquática em Fiji, também fotografada por Andreas Eich, foi muito elogiada da categoria "Ecologia em Ação". A imagem mostra cientistas instalando gaiolas para tentar descobrir como se comporta um recife de corais sem peixes.

Foto Pesquisa subaquática em Fiji
📷 Foto Pesquisa subaquática em Fiji |⁠Andreas Eich/Reprodução/British Ecological Society

Natureza também é arte, como mostra a categoria "Arte e Ecologia". O vencedor estudantil foi Naitik Patel, do Instituto de Vida Selvagem da Índia, com essa foto intitulada "Diwali na floresta". Diwali é justamente esse festival de luzes que brilham aos montes.

Foto intitulada "Diwali na floresta"
📷 Foto intitulada "Diwali na floresta" |Naitik Patel⁠/Reprodução/British Ecological Society

Já o vencedor geral da categoria é a foto "Banho de espuma", de Alwin Hardenbol. O belo registro feito na luz natural da manhã mostra um mergulhão-de-chifres sossegadão na Finlândia.

Foto "Banho de espuma"
📷 Foto "Banho de espuma" |⁠Alwin Hardenbol/Reprodução/British Ecological Society

Na categoria "De perto e Pessoal", a aluna vencedora foi Francesca Martelli, da Northumbria University. A imagem mostra gotas de orvalho que se acumulam nas asas de uma borboleta. O inseto descansa enquanto espera ser aquecido pelos primeiros raios de sol.

Foto "gotas de orvalho"
📷 Foto "gotas de orvalho" |Francesca Martelli⁠/Reprodução/British Ecological Society
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias