Pelo menos três pessoas morreram e outras cinco estão desaparecidas após a tempestade Agatha atingir o sul do México, informaram autoridades locais nesta terça-feira (31).
Aldis López, de 21 anos, e Mario Cruz, de 18, estão entre as primeiras vítimas confirmadas na comunidade de Santa Catarina Xanaguia, no Estado de Oaxaca, que sofreu os piores impactos da tempestade.
"Eles estavam soterrados entre rochas e lama", disse Axel Martínez, porta-voz da agência de proteção civil de Oaxaca, à Reuters.
A Defesa Civil confirmou que uma terceira pessoa morreu na cidade de San Mateo Pinas, uma mulher que foi atingida por um deslizamento. Cinco pessoas estão desaparecidas, de acordo com o secretário de Segurança Pública do Estado.
A tempestade Agatha atingiu o continente como um furacão de categoria 2 na tarde de segunda-feira, com ventos de 169 quilômetros por hora nas proximidades da cidade litorânea de Puerto Angel, na costa do Pacífico, perdendo força enquanto avançava para o interior.
Veja também:
- Chuvas deixam ao menos 93 mortos e 7 mil desabrigados
- Recife cancela festa junina após 91 mortes por chuva
- Pernambuco: veja como ajudar famílias atingidas pelas chuvas
No início de terça-feira, a tempestade havia se enfraquecido para uma depressão tropical com ventos de 45 quilômetros por hora, e deve dissipar até a tarde, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), que alertou sobre enchentes repentinas e deslizamentos de terra em Oaxaca.
Em entrevista coletiva, o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, disse que iria se reunir com as autoridades e assessores de segurança para monitorar a situação.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar